E-commerce para supermercados não é mais um diferencial. Hoje, a loja que não possui este formato de operação está atrasada e certamente perdendo espaço para a concorrência. Mas, apesar dessa importância, muitas questões ainda podem ser melhoradas no aspecto técnico e de experiência do comércio eletrônico. O gerenciamento de categoria é uma delas, uma técnica que nem sempre tem sua aplicação de forma eficiente.
Um dos erros comuns percebidos é a ausência de filtros mais detalhados dos produtos disponíveis. A compra no e-commerce é feita por meio de busca, então especificar ao máximo as informações do item ajuda o shopper. Por exemplo, incluir quantidade de frutas ao invés somente do peso, o tipo de corte no caso das proteínas e até a maturação de FLV podem e devem ser incorporados para aproximar cada vez mais a experiência de compra digital da física.
Outra falha que fica evidente em muitas lojas virtuais é quanto à ambientação e à customização. É comum que produtos muito distintos sejam comercializados com a mesma tela, independente da categoria. As fotos e avaliações do que é ofertado também devem ser mais valorizados. 82% dos shoppers são influenciados pelos comentários e também pelas imagens em alta resolução. É preciso investir neste tipo de conteúdo. O mesmo vale para casos de ruptura. Se falta algum item, é essencial oferecer outra opção para não gerar uma experiência negativa.