Mais do que um cuidado com a diversidade e a inclusão, a preocupação com a acessibilidade é algo
que deve ser acompanhada de perto pelos gestores de supermercado. Afinal, este tipo de atenção
garante a autonomia de inúmeros clientes, garantindo uma experiência de compra satisfatória.
Nem todas as lojas estão adaptadas para receber clientes portadores de deficiência.
Estabelecimentos menores costumam priorizar outros aspectos da rotina e deixam de lado este
compromisso. Por isso, trouxemos algumas dicas para tornar estes espaços mais democráticos para
quem tem dificuldade motora para garantir que o supermercado seja acessível para cadeirantes,
pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual.
Alguns recursos importantes são a instalação de rampas, corrimões, sinalizações táteis e piso
podotátil, além de portas automáticas, prateleiras com alturas acessíveis, carrinhos de compra
adaptados e até mesmo os banheiros formatados para PCDs
Outro ponto importante é educar os colaboradores de sua loja. Explicar como proceder para auxiliar
clientes que precisem de apoio, intervir em casos de necessidade e até saber como tratar essas
pessoas para não gerar preconceito e capacitismo. Vamos tornar os supermercados um lugar em que
todos são bem-vindos.