A geração Z, compreendida entre 1995 e 2010, é a primeira geração nativa digital. Eles cresceram conectados à internet e às redes sociais, e isso tem um impacto significativo em suas escolhas pessoais e nos hábitos de consumo.
Este perfil de consumidor já faz suas escolhas próprias e isto tem mudado o comportamento do varejo. Por serem uma geração imediatista, desejam acesso aos bens de consumo de forma rápida e com facilidade. Isso significa que as marcas que oferecem uma experiência de compra conveniente e fácil de usar têm uma vantagem.
A geração Z quer se sentir única e especial. Eles querem comprar produtos e serviços que sejam personalizados para atender às suas necessidades e interesses. Isso significa que as marcas que oferecem opções de personalização terão mais sucesso com essa geração.
Outra preocupação deste consumidor é com o meio ambiente, algo diferente das gerações anteriores. Eles valorizam marcas e espaços que sejam sustentáveis e que deixam uma marca positiva para o planeta.
A geração Z é mais propensa a serviços de assinatura, um reflexo da importância que a conveniência e a flexibilidade têm nas suas rotinas, assim como a importância da experiência do cliente: elesquerem ter uma experiência positiva e envolvente ao comprar produtos ou serviços, atributos que vão além do preço.