O começo do ano foi de alerta para os supermercadistas brasileiros. De acordo com pesquisa da Neogrid, que avalia o comportamento do consumidor, o primeiro trimestre de 2023 apresentou redução de 13,8% no ticket médio nas lojas do setor em comparação a 2022. Em volume de vendas, representaram, em média, 3,7 itens a menos no intervalo avaliado. O atacarejo viu esse volume despencar ainda mais, com redução de 6,5 unidades nas compras registradas no período.

O principal fator para estes índices está na ruptura. Os estabelecimentos pesquisados apresentaram falta de 11,2% dos itens que costumam comercializar e isso se refletiu no que ia para o carrinho do shopper. O destaque negativo deste cenário ficou com ovos e leite, com 15,5% de índice de ruptura cada. Outros que também figuram nesta lista foram o arroz (15,1%) e o feijão (14%), índices bem acima dos percebidos em 2022.

O que explica esta situação percebida nos supermercados brasileiros é a inflação dos produtos, muito impactada pelo aumento do dólar no fim do ano passado, quando ainda estava acima de R$ 5,20 e a sazonalidade de muitos ingredientes, que refletiu no custo médio da indústria e que, naturalmente, foram repassados ao cliente das lojas.

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