Eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos são artigos já tradicionais nas grandes lojas físicas do setor supermercadista. Esses itens também encontraram no e-commerce uma importante ferramenta para alavancar as vendas. É a categoria que melhor performa online, com faturamento que supera em duas vezes as vendas de peças automotivas e vestuário, segundo e terceiro colocados no ranking Latin America Ecommerce Forecast 2023. Engana-se, porém, quem pensa que os pontos de venda deixaram de ter importância.
Pesquisa da Globo mostrou que as lojas físicas desempenham um papel ainda bastante relevante mesmo para os clientes que se habituaram a comprar pela internet. 54% dos entrevistados disseram que, quando visitam um estabelecimento presencialmente, têm a intenção única de comparar preços, entretanto, 20% deste público já acabou por comprar o item de interesse.
Outro ponto de destaque são os 36% que afirmaram visitar mensalmente alguma loja física de eletrodoméstico, eletrônicos e móveis. Muitos aproveitam as datas comemorativas para esta finalidade, por esta razão elas são importantes aliadas para que a frequência se mantenha relevante. Por exemplo, 71% disseram que vão comprar presentes em lojas físicas no próximo Dia dos Pais; o índice para o Dia das Mães ficou em 68%. Para a Black Friday, onde as ofertas online são massivas, o percentual fica em 43%.
Outra vantagem que os entrevistados manifestaram entusiasmo é a atuação omnichannel dos varejistas. 81% consideram a opção de comprar online e retirar na loja uma boa alternativa. A prestação do serviço também se mostrou um diferencial para os clientes. 68% atestam que o atendimento é muito mais esclarecedor na loja física do que no online; 66% relataram que já foram convencidos pelo vendedor a comprar determinada mercadoria e 60% das pessoas que visitaram uma loja física recentemente compraram algum produto. Para finalizar, 83% dos compradores confirmaram ainda retornar ao estabelecimento após uma experiência positiva.