O varejo em 2024 se encontra em um cenário promissor, marcado por uma série de tendências que impulsionam o crescimento e a inovação. A combinação de fatores como a recuperação econômica, a digitalização e a crescente demanda por personalização configura um cenário próspero para os empresários do setor.
Um dos fatores que colabora para esta perspectiva é a recuperação econômica. Apesar de prever um crescimento moderado, a estimativa é que os índices se reflitam em um aumento das vendas ao longo de 2024. A digitalização das lojas do setor também desponta como um tema de interesse. Com mais tecnologia a disposição dos gestores, a inteligência artificial e a análise de dados devem se sobressair como ferramentas que tornarão mais ágeis algumas rotinas de loja.
O que também deve ser ampliado são os serviços personalizados, algo que o consumidor valoriza cada vez mais. Segmentar o shopper e sugerir produtos de interesse máximo dele será um diferencial para aumentar ainda mais o giro de loja.
Tantos desafios exigirão uma mão de obra qualificada para diversos postos, sejam os mais tradicionais, seja os novos, com atividades relacionadas aos novos serviços à disposição do setor.