Em 31 de março, os brasileiros vão se reunir para celebrar a Páscoa, a segunda data mais comemorativa do varejo nacional, atrás apenas do Natal. E a festividade vem embalada pelos bons números de 2023, quando as vendas do período cresceram 5% em relação a 2022, somando mais de 20 bilhões de reais. Como aproveitar a melhor experiência desta época para vender mais? A gente traz algumas dicas.
Além do chocolate em suas mais diversas variações (barra, ovo, bombom,…), cresce o interesse por itens como peixes, ursos de pelúcia e artigos de decoração, por isso, é preciso saber valorizar categorias para além dos doces.
Analisar o histórico de vendas, identificando o que foi tendência de consumo dentre o shopper de seu estabelecimento vai ajudar a pensar em um mix de sucesso para as vendas. Além disso, é importante pensar na precificação dos itens de acordo com a demanda apresentada, sem esquecer de uma comunicação eficaz para valorizar os produtos que estão com volume no estoque.
Outro ponto importante é valorizar a exposição dos produtos, com ilhas em que é possível encontrar vários produtos similares. O cross selling pode ser aplicado na exposição de peças de bacalhau e de vinhos, por exemplo, itens que são consumidos juntos. Pensar em promoções para girar o estoque de itens pouco consumidos nesta época também é uma forma de aumentar as vendas e proporcionar uma experiência mais completa ao cliente.