O que é sku do produto?
Na tradução literal, Stock Keeping Unit – SKU, é Unidade de Manutenção de Estoque, ele é um código que identifica o produto conforme as características próprias e únicas de cada produto, onde cada tipo de produto recebe um código de identificação único para ser facilmente localizado dentro do estoque. Todos os produtos que forem exatamente iguais recebem o mesmo código SKU.
Se houver uma entrada no estoque de um produto parecido com os demais, porém com apenas uma de suas características diferente, como por exemplo a sua cor, já é considerada uma unidade diferente das demais, ou seja, um novo produto, portanto um novo código SKU será gerado para ele contendo a identificação da nova cor.
Para que são usados SKUs no e-commerce?
O e-commerce engloba os diversos tipos de comércio eletrônico, sendo o setor supermercadista um grande marketplace, pois oferece tanto os seus produtos de marca própria quanto os de diversos fornecedores e inúmeras variedades.
Em meio a esse cenário, visando garantir que o produto oferecido tenha a melhor descrição possível para o cliente finalizar a compra, e que ocorra a conexão exata entre o item ofertado na plataforma digital e o item em estoque, o cadastro do produto no e-commerce deve acompanhar o mesmo código Sku que está registrado no estoque físico descrevendo o produto correspondente com todas as características da loja virtual.
É cada vez mais comum os consumidores realizarem suas pesquisas e compras digitalmente, por isso se tem a necessidade de oferecer as melhores informações e características que facilitem a pesquisa para conversão em compras, detalhes inerentes a cada tipo de item como por exemplo, o peso de um produto, a composição de um tecido ou de outros itens, a data de validade, o peso, as dimensões de medida, informações nutricionais, ingredientes, ou até mesmo um vídeo demonstrativo, podem fazer a diferença na decisão final de comprar.
Também há uma parcela de consumidores que preferem fazer a pesquisa digitalmente e concluir a compra no estabelecimento físico. Dessa maneira, eles confirmam os dados informados nas plataformas digitais e verificam outros itens pessoalmente, como por exemplo sentir a textura de uma peça em tecido. Por isso, uma sugestão importante é acrescentar no catálogo de itens da loja virtual, em qual loja física que consta o produto disponível, mesmo que naquele momento seja o mostruário, pois os clientes começam a pesquisa na loja virtual e se houver necessidade irão conferir os detalhes presencialmente para finalizar a compra.
A vitrine virtual de uma loja ou de um marketplace é como se fosse o estoque de uma loja física, em que não necessariamente a plataforma de vendas precise ter a posse física do bem em seus estoques próprios, pois ela pode contar com um e-distribuidor que ofereça soluções tecnológicas de expedição que leve o produto até o cliente final.
Quando o cliente está pesquisando, ele entende que o item adquirido será entregue com as mesmas características do anúncio e no prazo estabelecido, independentemente da logística que o “responsável” tenha que fazer para cumprir com a entrega do produto certo e no prazo divulgado. Então, isso significa que a oferta feita pelo canal do comércio eletrônico precisa estar em perfeita sincronicidade com o estoque físico, desde a exata descrição do item vendido em uma plataforma digital, até a logística dos distribuidores e armazéns de distribuição. Se dentre uma opção de cores, o cliente escolher comprar um item na cor azul, não pode ocorrer de entregarem o item com uma cor diferente de azul, para isso é necessário que o controle e a gestão do estoque sejam feitos de forma sincronizada com as vendas realizadas no e-commerce, cumprindo com os prazos e entrega fiel ao produto que foi ofertado.
Uma maneira encontrada para controlar e gerenciar o estoque dos produtos é um código SKU, ele faz a conexão fiel entre as informações da plataforma virtual com a parte física em estoque.

Qual a diferença entre SKU e código de barras?
O código de barras é um código padrão universal e específico para cada tipo de produto, ele é gerado automaticamente por meio de um programa de computador e as descrições contidas nele podem ser lidas apenas pelo leitor óptico de código de barras. Determinada indústria pode decidir alterar um código de barras a qualquer momento.
O SKU é um código personalizado gerado internamente por cada empresa, ou seja, é diferente de empresa para empresa, enquanto o código de barras é igual para todas a empresas. Os sistemas empresariais são parametrizados para lerem o código de barras e associar a informação contida neles ao código SKU correspondente a lista de produtos do estoque da empresa.
O SKU tem fácil identificação pelas pessoas e entendimento intuitivo pelos usuários da empresa, pois sua finalidade é facilitar a gestão do estoque e otimizar a logística dos processos internos.
A diferença entre o código de barras e o código SKU:
Figura do código de barras

Figura do código SKU:
B VIN_T_SE_NA_X Representa a Bebida Vinho Tinto Seco Nacional Marca”x”
Quais são os benefícios de usar SKUs?
As empresas que utilizam os códigos SKUs se beneficiam da facilidade que ele oferece na gestão do estoque, pois eles organizam todas as variáveis relevantes para oferecer controle, melhorar a gestão e consequentemente atender a demanda dos clientes de forma mais otimizada. Vejamos abaixo alguns dos benefícios que eles proporcionam:
- Eficiência na aplicação dos recursos financeiros destinados a manutenção dos níveis ideais do estoque;
- Utilizar o mesmo SKU em mais de uma plataforma de vendas, no caso de vender em mais de uma plataforma digital.
- Otimizar a Logística de compras com base na demanda, independente de qual ou quantas plataformas digitais esteja cadastrado o sku do seu produto.
- Obter dados para estudo do comportamento de vendas;
- Evitar deixar de vender devido a ruptura dos níveis de mercadorias disponíveis aos consumidores.
- Direcionamento de propagandas e campanhas publicitárias;
- Montar campanhas de marketing de vendas com base em dados sólidos, confiáveis e reais do estoque, visto que o giro do estoque diz muito sobre os costumes e as necessidades dos consumidores;
- Dados concretos para análise dos custos de aquisição e de giro de estoque;
- Evitar desperdício de investimento em compras de produtos desnecessários ou com baixo giro por não ter a informação do estoque em tempo real;
- Controle e melhoria dos processos internos;
- Otimização do prazo de entrega devido o melhor controle do fluxo logístico de reposição de mercadoria e consequentemente aumento da confiança do cliente por oferecer prazos possíveis de serem cumpridos;
- Conhecer exatamente os itens que estão no estoque e que precisam ser repostos conforme estudo da demanda e prazos logísticos;
- Para o SKU com base na precisão de volume / peso de cada item, é possível programar novas entregas de mercadoria conforme o espaço físico disponível, consequentemente evitando-se um gasto com locação de espaço desnecessário.
- Manter dados históricos de um produto como por exemplo custo de aquisição, giro do estoque, sazonalidade;
- Conseguir barganhar com os fornecedores as melhores condições de preço e prazos, com base no conhecimento do cenário real dos estoques e na facilidade de controlar os dados históricos de demanda do consumidor, por meio de um código SKU próprio.
- Evitar a perca ou quebra de dados históricos relevantes de um produto para análise, pois caso o fabricante decida mudar o código de barras em operações futuras, prevalecerá internamente o código SKU próprio gerado para o produto específico.
Como criar um código SKU?
O código SKU diz respeito às necessidades de controle interno de estoque de cada produto, portanto a criação desse código depende exclusivamente de como a empresa considera importante separar e categorizar as variações dentro de cada tipo de produto. Para isso é necessário conhecer com detalhes as características de cada produto com objetivo de conseguir fazer uma estruturação lógica dos códigos dos itens em estoque.
O produto é classificado conforme a sua categoria, tipos e variedades, como por exemplo, dentro da categoria de vestuário, há o tipo de produto camiseta que tem variações diversas dentro dele, sendo elas: o modelo, a cor, o tamanho, o tecido entre outras. Se dentro dessa categoria, uma camiseta tiver qualquer variável que a diferencie das demais, será criado um código novo para identificar essa variável, é como se fosse um número de “identidade” novo.
O código SKU precisa ser criado de forma que seja objetivo, de fácil entendimento, intuitivo e precisa manter um padrão lógico que possibilite o acréscimo de novos itens em estoque.
Esses são os passos básicos e essenciais para direcionar a criação do SKU em seu negócio.
- Conhecer todos os produtos oferecidos ao cliente;
- Categorizar esses produtos;
- Dentro de cada categoria, separar por tipo;
- Analisar as características de cada tipo de produto;
- Para cada tipo de produto, atribua quantos subtipos forem necessários para representar as características específicas de cada item;
- Após analisar e organizar os produtos por categoria, tipo e subtipos, agrupe todos os que são iguais e atribua o mesmo código para cada unidade em estoque, ou seja, todos os produtos iguais recebem o mesmo código SKU;
- Seguindo a ordem de categoria, tipo e subtipos. A cada vez que adquirir um produto diferente dos demais, será criado um novo código SKU para ele;
- Considerando o trabalho desenvolvido para organizar os estoques, estude e escolha o melhor sistema integrado que possa oferecer os dados estatísicos gerenciais como por exemplo custos e vendas, para auxiliar nas próximas tomadas de decisão e também observe as restrições do sistema quanto ao uso de caractere especial;
- Escolha um sistema com consiga correlacionar os códigos SKU com os códigos de origem dos fabricantes, no exemplo o código de barras correlacionado com o SKU.
- Evite utilizar letras que possam ser confundidas com números como por exemplo, as letras I e O.
Vejamos a seguir um exemplo de categorização e a aplicação do SKU conforme o segmento bebida:
Categorizando os segmentos: |
AÇOUGUEBEBIDA |
CONGELADOS |
FRIOS |
HORTFRUTI |
JARDIM |
LIMPEZA |
MERCEARIA |
ORGÂNICOS |
PADARIA |
PERFUMARIA |
PETSHOP |
SAUDÁVEIS |
UTILIDADES |
SEGMENTO | TIPOS |
BEBIDA | CERVEJA |
VINHO | |
ÁGUA | |
REFRIGERANTE | |
ENERGÉTICO E ISOTÔNICO | |
SUCO | |
NÉCTAR | |
REFRESCO | |
DESTILADA E FERMENTADA |
Temos três exemplos:
SEGMENTO | TIPO | SUBTIPO | Descrição 1 | MARCA | Estruturando o SKU | SKU | |
BEBIDA | CERVEJA | SEM GLÚTEN | lata 350ml | “Z” | B CER + SG + LT 350 + Z | B CER_SG_LT 350_Z | |
ESCURA | lata 350ml | “Z” | B CER + ESC + LT 350 + Z | B CER_ESC_LT 350_Z | |||
SEM ÁLCOOL | lata 269ml | “X” | B CER + 0_AL + LT 269 + X | B CER_0_AL_LT 269_X | |||
TRADICIONAL | garrafa 600ml | “X” | B CER + TRA + Ga600 + X | B CER_TRA_Ga600_X | |||
IMPORTADA | garrafa 355ml | “Y” | B CER + IMP + Ga355 + Y | B CER_IMP_Ga355_Y | |||
ESPECIAL | garrafa 600ml | “W” | B CER + ESP + Ga600 + W | B CER_ESP_Ga600_W | |||
SEGMENTO | TIPO | SUBTIPO | Descrição 1 | Descrição 2 | MARCA | Estruturando o SKU | SKU |
BEBIDA | VINHO | TINTO | SECO | NACIONAL | X | B VIN+T+SE+NA+X | B VIN_T_SE_NA_X |
TINTO | SECO | IMPORTADO | Z | B VIN+T+SE+IM+Z | B VIN_T_SE_IM_Z | ||
TINTO | SUAVE | NACIONAL | X | B VIN+T+SU+NA+X | B VIN_T_SU_NA_X | ||
TINTO | SUAVE | IMPORTADO | Z | B VIN+T+SU+IMP+Z | B VIN_T_SU_IMP_Z | ||
VINHO | BRANCO | SECO | NACIONAL | X | B VIN+B+SE+NA+X | B VIN_B_SE_NA_X | |
BRANCO | SECO | IMPORTADO | Z | B VIN+B+SE+IMP+Z | B VIN_B_SE_IMP_Z | ||
BRANCO | SUAVE | NACIONAL | X | B VIN+B+SU+NA+X | B VIN_B_SU_NA_X | ||
BRANCO | SUAVE | IMPORTADO | Z | B VIN+B+SU+IMP+Z | B VIN_B_SU_IMP_Z |
SEGMENTO | TIPO | SUBTIPO | Descrição 1 | MARCA | * Estruturando o SKU | SKU | |
BEBIDA | ÁGUA | TÔNICA | LATA 120ML | XX | AGUA + TON + LT 120 + XX | AGUA_TON_LT 120_XX | |
LATA 120ML | YY | AGUA + TON + LT 120 + YY | AGUA_TON_LT 120_YY | ||||
COCO | GARRAFA 210 ML | XX | AGUA + COC + GA 210 + XX | AGUA_COC_GA 210_XX | |||
GARRAFA 210 ML | YY | AGUA + COC + GA 210 + YY | AGUA_COC_GA 210_YY | ||||
MINERAL COM GÁS | GARRAFA 210 | XX | AGUA + C GÁS + GA 210 + XX | AGUA_C GÁS _GA 210_XX | |||
GARRAFA 210 | YY | AGUA + C GÁS + GA 210 + YY | AGUA_C GÁS _GA 210_YY | ||||
MINERAL SEM GÁS | GARRAFA 325 | XX | AGUA + S GÁS + GA 325 + XX | AGUA_S GÁS_GA 325_XX | |||
GARRAFA 325 | YY | AGUA + S GÁS + GA 325 + YY | AGUA_S GÁS_GA 325_YY |
*Opção caso a letra do segmento ou seção não se aplique a sua realidade.
SKU – CÓDIGO DE FÁCIL ENTENDIMENTO, OBJETIVO E COM PADRÃO LÓGICO QUE OTIMIZE A GESTÃO E A INCLUSÃO DE NOVOS PRODUTOS.