Por: Eliseu Gardin
Ter ideias inovadoras para supermercados não é uma tarefa fácil, pois é uma área muito ampla na qual vários conceitos já foram testados. No entanto, a tecnologia e a criatividade oferecem novas oportunidades para você impressionar o cliente e se destacar da concorrência.
Existe um grande número de ofertas e mercadorias ao alcance dos consumidores, por isso, a concorrência entre as empresas está cada vez mais acirrada.
Para se destacar, sua marca precisa estar disponível onde e quando os consumidores decidirem comprar. Houve uma transformação na forma que a economia e a sociedade funcionam.
Você precisa ter em mente que seguir apenas um padrão de marketing não surtirá mais efeito. Dessa maneira, para manter sua marca competitiva, é preciso percorrer o caminho do tradicional, do tecnológico e do físico.
No entanto, para usar o marketing é preciso conhecer bem seu público-alvo e o caminho que ele faz até a compra, o segredo está em estudar, esse novo conceito G7 que resulta em uma experiência de consumo contínua e uniforme, criando por fim um compromisso do consumidor com a compra.
Embora a receita do comércio eletrônico de varejo no Brasil esteja em rota de ascensão, para muitos consumidores, desfrutar da experiência de entrar em uma loja e ver/envolver-se com o(s) produto(s) que estão prestes a comprar ainda é essencial.
Portanto, quando os varejistas combinam a experiência na loja e os elementos digitais, você pode atender melhor às necessidades de seus clientes.
O que é Conceito G7?
Considerando que o conceito não é novo e não se limita ao ambiente digital, a experiência de compra é um gatilho para a decisão de consumo de clientes atuais e potenciais. Exclusivo para o formato supermercado, o conceito G7 garante melhor experiência de compra do consumidor, trazendo um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de produtos premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo.
A Sétima Geração é uma marca criada por um grupo de empreendedores e ativistas que carrega a promessa de pensar os impactos de suas decisões de negócio no bem-estar das próximas gerações.
A G7 de lojas está baseada em quatro pilares que redesenham completamente a experiência de consumo: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. Abaixo estão as características de cada pilar:
- Pilar Experimental: abranger todas as iniciativas executadas sob o conceito “Test and Learn”, mantendo viva a característica de unidade laboratório que permeia o projeto, dando continuidade aos lançamentos de novos produtos, serviços e conceitos inovadores para avaliação de viabilidade comercial e operacional.
- Pilar Exclusivo: o supermercado deve reforçar e manter-se como pioneiro em produtos que são vendidos somente nas lojas da sua rede e continuar a trazer tendências mundiais de consumo, seja por meio de grandes marcas nacionais e internacionais, ou foodtechs que desenvolvam produtos diferenciados e inovadores. O pilar também deve reforçar os produtos de Marcas Exclusivas da rede de supermercado, trazendo cada vez mais novidades e agregando qualidade a preço competitivo.
- Pilar Social: ligado a novas experiências de convivência para o momento de compras, como a completa implementação ou reformulação do Espaço Café. Deve contar com espaços internos e externos e um cardápio completamente repleto de soluções prontas para o consumo imediato ou para viagem (Pra já + Pra Levar).
- Pilar Fluído: agrupa tecnologias que permitem otimizar a experiência de compras, a exemplo do Pre-Scanning, modelo de pagamento em que um operador realiza o escaneamento de todas as compras do cliente e o direciona para o caixa com menor demanda no momento. Ou o modelo de Self Checkout (ou “autoatendimento”), em que o próprio cliente pode realizar a finalização de suas compras de maneira rápida e prática.
Então: o que você deve considerar ao projetar uma experiência de compra? Esse conceito tende a proporcionar uma experiência de compra cada vez mais satisfatória, fluida e prazerosa.
Bandeira GPA expande seu conceito de sétima geração
Reinaugurada mais uma loja da bandeira Pão de Açúcar sob o seu conceito de 7ª geração, dessa vez no bairro paulista da Vila Romana. Esta é a 47ª loja relançada neste formato desde 2017, quando o projeto foi iniciado em cocriação com clientes e com os laboratórios do Pão de Açúcar.
O conceito oferece aos clientes desde o que ele precisa para o dia a dia até as ocasiões especiais. Os conceitos trazem um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços agregando experiências mais agradáveis e as seções de produtos fresh, além de ampliar o sortimento de produtos premium e trazer espaços de convivência com produtos prontos para o consumo imediato ou para levar pra casa.
Para exemplificar a proposta deste novo conceito, a seção de FLV e produtos sustentáveis tem uma nova configuração, com os produtos expostos em gôndolas mais baixas para ampliar o campo de visão do cliente. No setor de hortifruti, os orgânicos se destacam e a rede oferece 20% de desconto, todas as quartas e quintas, como incentivo ao consumo consciente.
Dentre as diversas outras inovações, o Espaço Café entrega um formato de cafezinho mais aconchegante, com lanches prontos para o consumo e opções para viagem. Na G7, os clientes também encontram o balcão de queijos diferenciados com diversos tipos de cura. Para acompanhar, a padaria rústica completamente revitalizada oferece produtos exclusivos e mais de 40 receitas de pães produzidos sobre o processo de fermentação natural diretamente nas lojas.
Para a seção de açougue, haverá um complemento de variedade em pareceria com a marca Swift em produtos congelados e, na adega, espaço que é marca registrada da bandeira, os clientes têm a garantia de encontrar uma ampla carta de vinhos, sob a curadoria do enófilo Carlos Cabral.
E no campo das inovações tecnológicas, a área de checkout continua com a expansão de iniciativas que tornam mais prática a finalização das compras, como o pré-scanning, onde colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam os clientes para realizar o pré-escaneamento das compras de forma fácil e rápida, além de uma ampliação dos terminais de self-checkout. Fonte: https://www.superhiper.com.br
Mais experiência, menos atrito
“As expectativas do consumidor estão mudando e a nossa resposta foi uma loja com mais experiência e menos atrito”, explica Laurent Maurice Cadillat, Diretor Executivo do Pão de Açúcar. Quando fala em “menos atrito”, o executivo se refere aos métodos que a marca adotou para agilizar o checkout.
São seis totens de self-checkout, pre-scanning, shop and go – que dão a possibilidade de comprar na loja e receber os produtos em casa em quatro horas, com pagamento na residência – e lockers para guardar os vinhos comprados no Pão de Açúcar Adega.
Além das grandes funcionalidades, outras coisas um pouco mais sutis fazem da loja um ponto de experiência: Espaço para o café, Seleção especial de vinhos, Guichê Cheftime. Os kits gastronômicos Cheftime ganharam um guichê próprio. A marca agora oferece porções prontas para o consumo, em quantidades ideais para almoço ou jantar e Ovos do dia. Na loja, há um espaço que disponibiliza apenas ovos que foram produzidos em período menor que 24 horas.
Coloque sua identidade em todos os pontos de compra
Os especialistas de marketing afirmaram que as imagens visuais são o formato de conteúdo mais importante para seus negócios. Diversificar os formatos de conteúdo é uma ação necessária para atrair novos públicos e encantar aqueles que você já tem.
Sua identidade corporativa é um dos seus ativos mais valiosos. Pense na Disney, Apple ou Starbucks, rede Sonda, Zaffari de supermercados e o próprio Pão de açúcar (GPA). Por meio de logotipos, cores, storytelling e experiência de compra que oferecem, eles conseguem transmitir seus valores aos consumidores, para que, encantados, voltem sempre para adquirir seus serviços e recomendá-los.
Além disso, o conteúdo visual é muito eficaz para capturar a atenção do usuário e incentivá-lo a ter uma compreensão mais ampla do assunto do conteúdo ou do produto que você oferece.
A identidade permite que você seja facilmente reconhecido por seus clientes, diferencie-se da concorrência e seja lembrado. Tudo isso é feito com muito mais facilidade quando você consegue conquistar seus usuários com uma experiência agradável. Assim, ao associar sua marca a uma experiência de compra online ou offline positiva, você criará uma conexão de valor com seus clientes.
Por que a experiência de compra é crucial para o supermercado
Antes de começar, quero tirar um momento para esclarecer por que a experiência de compra é crucial para as empresas (e porque deveria ser para você também).
Primeiramente, é fundamental entender o que é experiência de compra antes de agir para otimizá-la em seu supermercado.
“A experiência de compra é o conjunto de impressões que os clientes têm durante todo o processo de compra de um produto e serviço, incluindo suas percepções e sentimentos após a conclusão do pedido.”
Em geral, é uma esfera completamente relacionada aos sentimentos, emoções e sensações, que podem ser cruciais para um consumidor se tornar fã ou detrator da sua marca. O contato do cliente com o seu negócio passa pela fase de pesquisa antes da compra e continua por toda a relação entre marca e consumidor.
O sentimento dele durante esse relacionamento é o que fará com que ele compre mais vezes e se torne um cliente fiel ou pare de comprar, podendo até mesmo promover avaliações negativas sobre a sua marca. Cuidar dessa estratégia, sem dúvida, pode ajudar a mudar sua abordagem de “eu quero que você compre de mim” para “eu quero entender você para poder aconselhá-lo”. Inclusive, uma grande parte dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência de compra. Parece genial, concorda?
Consequentemente, a mudança no comportamento dos consumidores indica que eles não baseiam mais sua lealdade no preço ou no produto, mas sim, na experiência que recebem, sendo o principal diferencial de uma marca.
Ao criar uma experiência de compra memorável para seus clientes, você está consideravelmente mais perto de fechar sua próxima venda. A questão é, então, como projetar uma experiência de compra inesquecível, autêntica e eficaz para conquistar seus clientes.
Nos supermercados, estimular as sensações dos clientes é uma estratégia essencial para aumentar o volume de compras. Para isso, é preciso evolver os mais variados sentidos. Veja, a seguir, os principais.
- Paladar: A degustação não pode faltar em um supermercado, pois é ela a grande responsável por fazer o cliente sair da zona de conforto e arriscar em um novo produto. A partir disso, ele pode atestar a qualidade geral sem precisar gastar nem um centavo. Um dos grandes fatores que o impede de colocar mais produtos no carrinho é o receio de experimentar novidades, mantendo um hábito de comprar sempre a mesma coisa, na mesma quantidade e da mesma marca.
- Olfato: Os aromas podem ser utilizados para criar um clima agradável no seu ambiente, que despertem emoções positivas e de bom humor nos seus clientes. De acordo com seus produtos, você pode utilizar aromas mais cítricos, adocicados, frescos ou bem energéticos. Uma ideia para hortifrúti é investir na degustação, principalmente de frutas. Também pode ser apresentado um novo produto de limpeza para os clientes sentirem o aroma do produto.
- Audição: Como não é um sentido diretamente ligado à alimentação, muitos supermercados negligenciam a importância dos sons na experiência do consumidor. Fazer compras é um processo monótono e muita gente adia ao máximo. No entanto, se você escolher uma música mais animada e focada no perfil de seu público-alvo, pode se surpreender com o resultado.
- Ambiente: Outro elemento da experiência de compra é o ambiente. Refere-se a todos os aspectos decorativos e visuais presentes em seu local físico ou e-commerce. Nas lojas físicas, varia da cor das paredes, da iluminação, dos cartazes e da música.
- Flexibilidade de opções: Manter um amplo e variado catálogo de produtos e serviços anda de mãos dadas com a psicologia da personalização. Isso é crucial para oferecer uma experiência de compra satisfatória. Pense da seguinte maneira: Quando você entra em um supermercado, deseja ver diferentes opções de alimentos, pode ser: integrais, orgânicos, sem glúten, fontes alternativas de alimentos fibrosos e energéticas. Os clientes querem se sentir diferentes! São bem-antenados sobre tudo o que há de novo no mercado.
Personalizar sua proposta empodera seus clientes, fazendo com que sintam que você fala diretamente com eles.
Agora que chegamos até esse ponto, podemos concluir que já sabe como conquistar novos clientes com o poder da experiência de compra.
Invista em um bom pós-venda
Por fim, entenda que a experiência de compra não finaliza com o checkout ou na entrega. O pós-venda bem executado também faz parte do processo.
Busque, também, ouvir a opinião dos seus clientes sobre os produtos adquiridos na data. Abra espaço para ouvi-los, com um e-mail, pelas redes sociais, com os operadores de caixa, também considere entrar em contato (WhatsApp, telefonema), agradecendo o cliente. Essa é uma boa forma de fazer com que ele se sinta especial e com que ele se lembre da sua marca.
Agora que ficou mais claro como melhorar a experiência de compra de seus consumidores, é hora de investir em mais estratégias para conquistar novos clientes e provar que a sua loja merece atenção frente à concorrência.
À medida que a tecnologia continua a evoluir, o mesmo acontece com o comportamento do consumidor. Por mais abstrato que ainda pareça no momento, é importante ter em mente que, hoje, as coisas se desenvolvem em uma velocidade cada vez mais impressionante.
Portanto, mesmo que os supermercados não queiram adentrar ao conceito Geração7 (G7) nesse momento, eles precisam estar prontos para dar esse passo quando ele se tornar uma realidade. Vão precisar focar em investimentos para essa oportunidade futura, assim a loja vai impressionar o cliente e se destacar da concorrência.