O varejo digital não para de evoluir, por isso, aspectos ligados à expansão digital dos negócios é algo que ganha cada vez mais a atenção dos gestores em tecnologia das grandes redes. De acordo com Yassuki Takano, Diretor de Consultoria da Logicalis, em palestra na APAS Show 2023, 37% dos profissionais afirmam que a pauta de expansão digital é uma prioridade nos negócios.
O executivo afirmou que o investimento precisa acompanhar as questões ligadas à segurança para a proteção integral dos dados dos clientes, costumeiramente fornecidos no ambiente digital. Ampliar a oferta do e-commerce é também garantir mais tranquilidade nas operações.
A demanda pelas facilidades online – ou omnicanalidade, quando físico e digital se cruzam – aumentou tanto que o preço deixou de ser o principal atrativo para as compras. A variedade de formas de pagamento ganha cada vez mais a atenção do shopper, que não abre mão de ter opções variadas para concluir uma operação digital, seja no site ou aplicativo da própria loja ou em serviços terceiros.
De acordo com relatório da NielsenlEbit, o e-commerce nacional cresceu 2% em 2022. Na ordem dos que apresentaram maior avanço estão o setor de alimentos e bebidas, que apresentou um crescimento de pedidos de 82,8%, seguido por Perfumaria e Cosméticos com 22,5%, Saúde com 16,9%, Bebês e Cia com 12,3% e Esporte e Lazer com 8,4%. Ou seja, o varejo supermercadista online tem bastante terreno para explorar diante de tamanho avanço.