Já não é mais novidade: os brasileiros estão cada vez mais atentos a uma alimentação saudável, repleta de nutrientes, alimentos frescos e longe dos ultraprocessados. Uma volta pelas maiores redes de supermercados do país já nos faz perceber que as gôndolas mudaram com o passar dos anos. Pesquisa da Kantar do segundo semestres de 2021 revelou que 79% dos consumidores preferem alimentos naturais; 75% têm como prioridade os alimentos com menor teor de gordura; 70% preferem alimentos com baixo teor de açúcar em 69% dos consumidores priorizam os produtos com ausência de aditivos.
Diante desse cenário, é preciso pensar em formas de atrair esse público para sua loja – também preparar seu estabelecimento para que o shopper em questão encontre todos os artigos de acordo com este filtro da saudabilidade. Confira a seguir algumas dicas para não deixar esse consumidor distante da sua loja.
- Diversifique a oferta para todos os públicos. A indústria tem se atualizado para entregar soluções saudáveis para todos os perfis de consumidor, porém é a classe AB que tem mais condições de compra. Vale investir em itens mais baratos que aliem preço e qualidade dos itens;
- Ofereça opções prontas produzidas em sua loja. No setor de padaria e de refeições, exponha itens frescos, com preparos naturais para o cliente levar pensando em consumo imediato. Muitas vezes ele foi em busca de alguma solução da indústria, mas ao se deparar com pratos frescos, certamente vai escolher esta, de preparo mais saudável;
- Use seus canais de comunicação para reforçar este compromisso. Nas redes sociais de seu mercado, invista em postagens que mostram quais itens saudáveis que constam em sua loja. Às vezes, o shopper deixa para comprar estes artigos em casa especializadas ou em feiras livres por não se lembrar que sua loja é uma opção para este nicho de produtos;
- Conheça o seu público. Produtos saudáveis são muito diversos e têm consumidores muito diferentes. Pessoas mais velhas buscam ingredientes diferentes dos mais jovens, o mesmo vale para a comparação entre homens e mulheres. Entender qual o perfil que mais frequenta seu estabelecimento será essencial para o setor de compras avaliar quais produtos devem compor as prateleiras muito além do FLV convencional.