Diversos aspectos ligados à sustentabilidade, meio ambiente, governança e responsabilidade social são preocupações das empresas há muito tempo. Esta importância é tamanha que está incorporada atualmente em uma sigla global: ESG – Environmental, Social and Governance. Adotar critérios mercadológicos sob o olhar de ESG significa, na prática, observar aspectos de análise de risco e de investimento que priorizam o retorno financeiro quanto o impacto ambiental e de governança da empresa.
Vamos entender melhor a sigla. O E representa a conservação do meio ambiente. O S diz respeito a toda relação que a empresa tem com seus colaboradores e prestadores de serviços, e o G se atém ao setor de compliance e administrativo que garantem uma gestão ética e responsável.
E, este conceito já é parte da rotina nas lojas do setor. Estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a KPMG, revelou que os pilares do ESG influenciam nas tomadas de decisão de 91% dos entrevistados. Ainda foi destaque o fato de mais de 80% afirmarem que possuem projetos e indicadores que focam na saúde e na segurança dos funcionários, privilegiando um aspecto social na gestão.