Já pensou em um supermercado em que o cliente entra, pega o que quiser das prateleiras e sai, sem nenhuma outra atividade necessária? Este formato já existe e pertence à Amazon. Atualmente são 23 lojas nos Estados Unidos e outras 20 no Reino Unido, todas com tamanho de loja de conveniência.
A Amazon Go, nome do empreendimento, funciona da seguinte maneira: o acesso dos clientes é permitido por meio do aplicativo de compras da Amazon. A catraca digital lê a identificação para liberar o acesso. Uma vez no estabelecimento, o shopper pode percorrer os corredores à vontade, podendo pegar quantos e quais produtos desejar. Caso desista de algum item, basta devolvê-lo para o lugar de origem. Compras feitas, basta sair, sem filas, sem check out e sem pagamentos.
Isto só é possível porque, primeiro, no aplicativo de acesso, já estão salvos todos os dados de pagamento do cliente. Depois, porque toda a loja é monitorada por sensores e câmera com tecnologia deep learning, tecnologia que “ensina” outras máquinas a agirem e interpretarem dados de forma natural. Essa tecnologia ainda é capaz de rastrear todo o percurso do cliente e identificar cada item que ele seleciona, gerando um recibo ao fim da experiência de compra. É a ordem de cada item na prateleira e a quantidade de câmeras dispostas no ambiente que reconhecem quem pegou cada produto. Por fim, a cobrança é automática, direto no cartão cadastrado.