A NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, reuniu em Nova York mais de 38 mil participantes de 100 países para desvendar as tendências que moldam o futuro do setor. O evento, realizado entre 14 e 16 de janeiro, foi palco de debates, workshops e apresentações que abordaram temas importantes e que são tendências para o varejo alimentar
A imersão no metaverso e o uso da realidade aumentada (RA) para criar experiências imersivas e personalizadas para os clientes foram destaques da feira. Lojas virtuais, provadores virtuais e interações com produtos em 3D são algumas das inovações que prometem revolucionar a forma como os consumidores compram no futuro.
A inteligência artificial (IA) também se destacou como ferramenta poderosa para segmentar mais ainda a experiência do cliente, além de otimizar a logística e, consequentemente, girar mais o estoque. A IA tem diversas funcionalidades como, por exemplo, sugerir produtos, criar chatbots para o SAC e emitir relatórios que auxiliam na compreensão do perfil do shopper.
A sustentabilidade e a consciência social, atualmente chamado de ESG, se consolidam como valores essenciais para o varejo do futuro. O setor trabalha em soluções para reduzir seu impacto ambiental e social, com iniciativas como a economia circular, a valorização de produtores locais e equipes diversas no quadro de colaboradores e fornecedores.
A integração entre os canais online e offline, chamada de omnichannel, se torna cada vez mais essencial para o varejo. As empresas que oferecem uma experiência integrada aos seus clientes tendem a ganhar espaço pois proporcionam uma experiência de compra mais personalizada, ao gosto do cliente.