Eliane Carone
O ticket médio funciona como uma bússola no comércio, indicando o valor médio das vendas em determinados períodos – dias, semanas, meses ou ano – e é fundamental para o varejista tomar as decisões certas e a tempo para não deixar a saúde financeira do seu negócio ser prejudicada, buscando no mínimo o equilíbrio – e, de preferência, o aumento desse valor.
Mas o que é o ticket médio? É o resultado do cálculo do valor total das compras (faturamento), dividido pelo número de vendas realizadas em um determinado tempo.
Exemplo: 100 mil total de compras, dividido por 1000 vendas, resulta no ticket médio de 100 reais. É importante ressaltar que este número não se refere ao valor de cada compra, mas à média de todas elas.
Bastante simples, essa conta é feita sistematicamente pelos comerciantes de qualquer segmento, para servir de parâmetro e acompanhamento do sobe e desce nas vendas. Entretanto, no setor supermercadista, onde o volume e o número de vendas são muito grandes, muitas vezes esse cálculo é deixado de lado. E isso é lamentável, porque o valor do ticket médio representa um dado de extrema importância para o crescimento e sucesso desse dinâmico e complexo ramo varejista.
Muito variável, o valor do ticket médio nos supermercados oscila por infinitos motivos: períodos do mês (mais perto ou longe dos dias de recebimento de salários), épocas e estações do ano, datas comemorativas, sazonalidade de produtos hortifrutis, situação econômica do país, inflação, valor do salário-mínimo, empregabilidade, alteração de costumes e comportamentos do consumidor, produtividade dos colaboradores, estratégias de marketing e vendas, e mais tantos e tantos motivos capazes de alterar a quantidade dos produtos vendidos.
As razões para o aumento ou diminuição nos valores obtidos com as vendas são infinitas – contudo, podem ser, na maioria das vezes, previsíveis a tempo de se poder driblar os seus piores efeitos e impactos no orçamento das empresas do setor. E essa previsibilidade pode ser feita com a ajuda dos gráficos indicativos do ticket médio que, na comparação entre os períodos realizados, podem ser a chave que o supermercadista precisa para abrir muitas portas de saída – não só para buscar uma estabilidade, como também para conseguir aumento na rentabilidade do seu comércio.
A Importância do Ticket Médio
O ticket médio é sim uma métrica de grande importância para mensurar a eficácia da gestão e um indicador de desempenho geral das empresas varejistas. É um termômetro para se medir a satisfação ou descontentamento dos consumidores. É, sobretudo, uma radiografia dos hábitos de consumo dos clientes, suas preferências e necessidades. É um sinal de alerta quando apresenta queda, e de ótima performance em vendas quando está em alta.
Conhecer esse histórico de vendas, portanto, é essencial para corrigir falhas, criar estratégias de vendas e lançar mão de ferramentas disponíveis para se manter um ticket médio alto. Com um ticket médio mais alto, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de marketing e vendas também aumenta, dando maior possibilidade de novos recursos e maiores investimentos, gerando assim um círculo virtuoso de crescimento.
O valor ideal de um ticket médio sempre vai depender do tipo de atividade de cada empresa e dos números compatíveis a cada segmento. No setor supermercadista, com lojas e redes de tamanhos muito diferentes, esse valor varia muito e ainda mais do que em outros setores. Mas um ticket médio que cubra os custos, garanta uma boa margem de lucro, e que apresente alta mês a mês, ou trimestre a trimestre, é tudo o que qualquer supermercadista deseja.
Como Aumentar o Ticket Médio no Setor
A meta no setor é, portanto, sempre amentar o valor do ticket médio. Para isso, aqui vão algumas dicas de medidas de gestão, ações pontuais no dia a dia e estratégias de marketing e vendas que podem ajudar os supermercados nesse sentido:
- Invista em Promoções e Ofertas Relâmpago: Nada mais eficaz para chamar o consumidor para dentro da sua loja e aumentar as vendas do que preços vantajosos. Faça promoções em períodos específicos, kits com mais embalagens, e surpreenda o mercado com preços melhores do que a concorrência para determinado produto. As vendas no geral vão aumentar com a maior procura e mais clientes na loja.
- Organize gôndolas e prateleiras: A ordem dos produtos nos supermercados sempre obedece a uma tática de atrair o olhar dos clientes. Produtos na altura dos olhos vendem mais, gôndolas em lugares estratégicos nunca passam despercebidas. Nichos especiais chamam a atenção para determinadas mercadorias. Torne o caminho pelos corredores o mais atrativo e chamativo para despertar desejos de compra.
- Ofereça experiências de marketing sensorial: Conquiste a sua clientela pelas sensações prazerosas dentro de uma loja bem-organizada, com um cheiro de café abrindo o apetite, com frutas e verduras reluzentes de tão frescas, com uma música agradável no ambiente, com um pão de queijo saindo do forno e dando água na boca. Seja criativo em armar situações atraentes como essas.
- Tenha um bom mix de produtos: O consumidor quer variedade de marcas, preços e mercadorias para fazer as suas melhores escolhas. Dê isso a ele e permita que ele encontre tudo o que deseja na sua loja, sem precisar buscar alternativas nos concorrentes.
- Invista em atendimento: Treine os colaboradores para oferecer uma atenção diferenciada aos seus consumidores. Funcionários atenciosos, educados e prestativos têm o poder de elevar as vendas e fidelizar clientes.
- Facilite as compras: Permita que o consumidor faça suas compras sem perder tempo com filas nas seções ou nos caixas. Desburocratize as várias etapas, tornando o consumo fácil e agradável. Um cliente irritado compra menos para sair mais rápido da loja.
- Comunique-se com os clientes: Hoje há muitas formas disponíveis de contato. Mande e-mails, mensagens e Whatzapp para divulgar mensagens, propagandas, promoções e atrair o seu público-alvo para a sua loja.
- Aposte nas estratégias de marketing: Criatividade é tudo no mundo do varejo. Utilize as ferramentas disponíveis nesse quesito para conquistar e fidelizar seus clientes.
- Invista em tecnologia: Otimize suas vendas usando e abusando das novas tecnologias para programas de sistemas de gestão, de cobrança, de e-commerce e conexão com os seus clientes.
Como visto, há muitas maneiras de se buscar melhorias que resultem no aumento de vendas, levando-se em consideração a relevância do valor do ticketmédio nos supermercados. Atentos para isso, cada varejista do ramo, certamente, poderá escolher seus melhores caminhos – sempre rumo a um crescimento desejável e sustentável.