São muito os fatores que influenciam a decisão de compra do shopper. Por isso, é fundamental analisar o comportamento dos clientes que compram de sua loja, ficar de olho em tendências relacionadas a saúde e bem-estar, conhecer a rotina desse público como, por exemplo se moram sozinho, se cozinham em casa e diversas outras situações de consumo. Ainda, existem fatores psicológicos que influenciam a compra e o contexto em que estamos inseridos em determinada época, ou seja, são infinitas as variáveis que determinam essa questão.
Para conseguir decifrar como funciona a mente dos consumidores, existem algumas perguntas que o varejista pode se fazer para incorporar ao seu sortimento. São caminhos que ajudam a nortear qual a tendência de comportamento para cada situação. São elas:
Por que comprar: qual a necessidade física ou emocional desta compra, se é relaxar ou encontrar os amigos. Dependendo da época do ano, isso muda.
Quem: conhecer na profundidade o cliente, como idade, renda, sexo e padrão de vida.
Quando: se o consumo é mais de fim de semana ou compras que abastecem a semana de segunda a sexta-feira.
Onde: as compras são para a casa ou para algum ambiente de festa como bar e casas de show?
O que: entender quais as categorias que mais fazem sentido para o público em questão
Associar estas informações ao canal de compra em que você oferta seus produtos ajudam a dar uma dimensão mais real de como o shopper vai se comportar em cada momento. Vale prestar atenção para vender sempre mais.
As informações são do portal SA+.