Quem não trabalha em supermercado pode imaginar que aquela quantidade toda de produtos a disposição é  feita  de forma a conquistar o maior número de clientes possível. Mas, engana-se quem pensa que não existem estudos para definir o que vai compor cada uma das gôndolas. Os empresários do setor lançam mão de uma análise chamada “Gerenciamento por categoria” que busca identificar, a partir de vários dados, o que o cliente daquela loja em específico mais está predisposto a adquirir.

Esta atividade é essencial porque é a partir dela que se define algumas questões essenciais para a operação de loja como o mix de produtos, a precificação, a exposição, a logística e o estoque. Com essa ferramenta, identifica-se, por exemplo, qual iogurte os fregueses mais consomem, se optam sempre pela mesma marca ou se variam para descobrir novos sabores. Com essa noção bem estabelecida, é possível traçar estratégias que ajudam a loja a vender mais e também a não deixar o estoque nunca desfalcado, gerando chateação para o cliente na ausência de um produto que ele buscava comprar. 

A tecnologia é um facilitador nessa tarefa diária. Ferramentas que conectam as compras ao estoque indicam quando determinada mercadoria está perto de esgotar. Isso auxilia na reposição e proporciona uma melhor experiência, uma vez que sempre haverá o item desejado. Há ainda plataformas de gestão de clientes que identificam as preferências e os hábitos personalizados de consumo dos frequentadores com base no que eles mais levam.Você pode  saber mais sobre o gerenciamento por categoria nesta edição da Revista CheckOut

GOSTOU DO ARTIGO? #compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Whatsapp

VAGAS RELACIONADAS: Carreira e crescimento

Aprendiz em Supermercados

Voltado a jovens de 14 a 24 anos, com ou sem experiência profissional anterior.

Estagiário em Supermercados

Voltado a estudantes que desejam se desenvolver pessoal e profissionalmente

Repositor de Mercadorias / Operador de Loja

Repor mercadorias em Supermercados, conhecendo e aplicando técnicas necessárias à boa disposição dos produtos.

LEIA TAMBÉM:

O “Eu no Supermercado” é um ambiente voltado para todos que atuam ou desejam iniciar atividades em supermercados

Aqui, você encontra diversas oportunidades de desenvolvimento, além de dicas, conteúdos e atualidades essenciais para quem quer conhecer mais sobre o setor.

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail e Whatsapp.

Pesquise

Olá visitante, selecione o ambiente que você deseja acessar: