Por William Saab
Para pegar, levar e se apaixonar
Os pontos “grab and go” no varejo alimentar conquistam cada vez mais fãs. Mostramos porque este formato de alimentação tem feito sucesso para quem não abre mão de pratos gostosos, saudáveis e práticos.
Imagine um local onde você encontra refeições prontas, frescas, saborosas e embaladas para viagem, tudo em um ambiente prático e rápido. Esse é o conceito do ‘Grab and Go’, que vem revolucionando a forma como as pessoas se alimentam, especialmente nas grandes cidades. Como o nome diz, é pegar e levar, sem outra necessidade para consumo. E o mais importante, são alimentos nutritivos, muitas vezes refeições completas.
O Grab and Go é uma tendência que veio para ficar. Quem pensa em diversificar suas ofertas em alimentos prontos para o consumo, o Grab and Go é uma opção bastante eficiente. Com um pouco de planejamento e investimento, é possível atender às necessidades dos consumidores modernos. Vamos te contar mais sobre este nicho de mercado para quem busca soluções rápidas e saudáveis na hora de se alimentar sem dispensar a ideia de uma refeição completa.
Em um ponto Grab and Go no varejo alimentar, seja supermercados, cantinas e mesmo restaurantes, encontra-se uma variedade de opções, desde saladas e sanduíches até pratos quentes e sobremesas. Tudo já preparado e embalado para o shopper pegar e levar.. É ideal para quem tem pouco tempo, mas não abre mão de uma alimentação de qualidade.
Vantagens para os clientes são inúmeras:
- Praticidade: Pegue e leve sua refeição em minutos, sem filas ou espera.
- Qualidade: Alimentos frescos, saborosos e nutritivos, preparados com ingredientes selecionados.
- Variedade: Opções para todos os gostos, desde vegetarianos e veganos, até quem prefere pratos mais tradicionais.
- Saúde: Uma alternativa mais saudável às refeições rápidas tradicionais, como fast food e lanches industrializados.
Vantagens para o supermercadista:
- Aumento do faturamento: O Grab and Go pode gerar um novo fluxo de receita para o seu negócio, atraindo novos clientes e fidelizando os já existentes, especialmente porque não concorre com outros formatos de refeição rápida;
- Redução de custos: Menor necessidade de espaço físico, mão de obra e estoque, pois a produção é feita sob demanda.
- Otimização do tempo: A equipe pode se concentrar em outras tarefas, como atendimento ao cliente e preparo de pratos mais elaborados.
- Versatilidade: O Grab and Go pode ser implementado em diversos tipos de estabelecimentos, como restaurantes, cafés, padarias, supermercados e até mesmo em empresas e hospitais.
Para implementar em seu negócios
Apesar das facilidades, é preciso atenção na hora de pensar na oferta de itens de grab and go. Uma delas é definir o público-alvo deste tipo de consumo, entendendo as necessidades e preferências de consumo para um estoque otimizado e com giro constante. Uma vez definida esta etapa, inclua opções para diferentes gostos desse perfil de consumo. Se preferem saladas ou pratos quentes, se sanduíches são opções interessantes, se bebidas e sobremesas teriam saída para o shopper em questão.
A produção e o armazenamento são pontos de atenção. Utilize ingredientes frescos e de boa qualidade para garantir o sabor e a nutrição das suas refeições. Se optar por comprar de terceiros, certifique se possuem um processo que garanta a qualidade dos produtos. Como são para consumo imediato, qualquer descuido nessa linha de produção pode ocasionar em problemas de saúde. Atente-se também à exposição dos produtos, que são diferentes de conservar apenas em geladeiras. É preciso investir em vidros e luzes do ambiente, um letreiro convidativo, como se fosse conquistar o consumidor a partir da apresentação. Para este tipo de consumo, faz diferença. E claro, não se esqueça de avisar aos clientes sobre esta novidade, contando os diferenciais do seu negócio, os tipos de alimentos que encontrarão e chamando a atenção nos canais de venda.
Alício Del Nero, sócio-diretor da à Mesa Gastronomia, empresa alimentícia brasileira que tem apostado em produtos grab and go, enxerga este mercado com muito potencial. “Este modelo é novo por aqui, mas muito comum fora do país, como Japão e Nova Iorque. Apesar do mercado apontar um crescimento significativo no ramo a cada ano, a busca por uma alimentação saudável, que não seja congelada e que tenha sabor de comida de verdade, assumiu o protagonismo no segmento. A experiência de comprar comida fresca tem agradado e muito”, acredita Nero.
O sócio diz acompanhar de perto esta mudança de comportamento, que implicou em estabelecimentos que começaram a oferecer aos clientes a praticidade e a facilidade de comprar a sua comida pronta em supermercados e hipermercados. “Hoje, é possível encontrar opções de comida em lojas de conveniências, mercados de bairro, mas a maioria congelados, até mesmo devido ao tempo de duração do produto que é perecível – o conhecido shelf life. O que tem despertado o interesse dos clientes mais exigentes é a facilidade de ter em mãos a possibilidade de montar um cardápio, deixar na geladeira, se quiser, aquecer e comer”, finaliza.