Brasileiro é apaixonado por sucos! As nossas frutas são tão saborosas que fazem desta bebida uma das mais consumidas em nosso país. Os supermercados sabem disso e apostam em diversos sabores e marcas para agradar todos os gostos. Mas nem todos os sucos são iguais, ou melhor, nem todas as bebidas que você compra com aparência, textura e sabor de suco realmente são.
A diferença está na concentração de fruta na composição. Se a embalagem do produto diz que vende suco, 100% dos ingredientes precisam ser a fruta e nada mais. Ou seja, nenhum outro componente pode constar no interior da caixinha. Esse cuidado, claro, encarece o produto, por isso, é comum percebermos que estes itens custam até o triplo de outras opções da indústria.
Quando um produto traz junto corantes, conservantes e outras substâncias químicas, eles não podem ser chamados de suco. A eles, dá-se o nome de néctar. Uma rápida passada pelo setor de bebidas e você percebe a diferença. O mesmo vale para os preparos em pó, que, neste caso, são chamados de refresco porque, diferente do néctar, não possuem nenhuma parcela da fruta.
Os supermercados, assim como as fábricas, precisam se atentar a essa diferença porque, na hora de comercializar, os nomes precisam ser respeitados para que os consumidores não sejam enganados na hora de adquirir estes itens. Com as informações certas, não há surpresas para quem vende e nem para quem compra.