Você já ouviu falar em merchandising? No mundo do varejo, esta técnica consiste em disponibilizar um determinado produto de forma mais atraente, com cores e estilos inovadores, valorizando a organização para que o cliente se sinta convidado a levar para casa aquele item. Muitas vezes, no caso de alimentos, um promotor permite que o consumidor prove o produto para que se convença a levar para casa.
As técnicas de merchandising podem ser aplicadas em diversos tipos de pontos de venda, desde lojas físicas até e-commerces. Nas lojas físicas, a disposição dos produtos no espaço físico da loja, a organização das gôndolas e vitrines, a utilização de displays e materiais promocionais são alguns dos principais aspectos do merchandising em lojas físicas. Já no ambiente virtual, o merchandising se concentra na organização dos produtos nas páginas da loja online, na utilização de fotos e vídeos atraentes, na navegação intuitiva e na otimização dos mecanismos de busca.
A consequência desta técnica tem resultados positivos, já que produtos bem expostos e organizados vendem mais. Além do que, clientes satisfeitos compram mais e voltam com frequência. Um ambiente de loja atraente e organizado contribui para a construção de uma imagem positiva da marca, além de uma organização estratégica dos produtos ajuda a evitar falta de itens e produtos vencidos.