A cada novo ano, novos hábitos são incorporados na rotina de consumo dos brasileiros. Com isso, acompanhar quais são os temas que influenciam no poder de decisão de compra faz parte dos gestores que querem manter seus negócios sempre prósperos. Levantamento da Globo, divulgado na plataforma Gente, mostra quais são esses pontos que merecem a atenção de quem trabalha na venda de produtos e serviços.
- Consciência ambiental: Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas compras. Eles têm optado por produtos sustentáveis e empresas que demonstram um compromisso com a proteção do meio ambiente;
- Sustentabilidade: A sustentabilidade é outro fator importante para os consumidores. Há maior procura por produtos e serviços que sejam duráveis e que possam ser reutilizados ou reciclados;
- Autenticidade: Existe uma predileção por marcas autênticas e que representam suas comunidades. Eles querem se conectar com empresas que compartilham seus valores e que têm uma história para contar.
- Representatividade: O shopper que se ver representado nas marcas que compram. Eles estão buscando empresas que celebrem a diversidade e a inclusão.
- Experiências: Há, cada vez mais, disposição em investir em experiências. Os consumidores querem viver momentos memoráveis e se conectar com outras pessoas.
É provável que as empresas que priorizam estas tendências sejam mais bem-sucedidas em 2024, uma vez que terão entendido que os consumidores desejam e que demonstram seu compromisso com os valores que são importantes para eles.