Além de ser uma ferramenta de vendas, o licenciamento de produtos é uma potente estratégia de comunicação com o público que permite campanhas de marketing cruzado e parcerias que podem ampliar ainda mais o alcance e a visibilidade dos produtos. Por esta razão, muitas marcas fazem grandes investimentos em associar seus produtos a itens que despertarão a atenção de inúmeros fãs.
As vantagens são inúmeras como o reconhecimento imediato de marca, com o apelo universal trazido por personagens como Snoopy, Avengers, Barbie e Pato Donald, que são instantaneamente reconhecidos por consumidores de todas as idades. Isso ajuda a capturar a atenção do público rapidamente, aumentando a visibilidade dos produtos nas prateleiras. Também tem a conexão emocional que personagens icônicos costumam trazer, fortalecendo o engajamento do consumidor com a marca e criando uma diferenciação no mercado, que é tão competitivo.
Identificar quais personagens que têm afinidade com um produto e seu público-alvo é uma etapa crucial no processo de licenciamento. Pesquisa de mercado para entender o que é popular entre o público é fundamental. Ainda é importante que o personagem ou marca escolhidos compartilhem valores semelhantes ou complementares aos da empresa. Avaliar a longevidade potencial desse personagem também é crucial, já que os produtos ficarão um bom tempo nas prateleiras.