Não é impressão. As iniciativas em sustentabilidade no varejo têm sido cada vez mais valorizadas pelos consumidores. Quem afirma essa questão é um estudo realizado pela plataforma de mídia Teads em parceria com a Kantar chamado “Desenvolvimento Sustentável: marcas e publicidade no Brasil”. De cada 10 brasileiros, nove dizem que a sustentabilidade desempenha um papel importante em suas vidas.
Questões ligadas ao meio ambiente e a crise climática têm impactado aqueles que responderam à pesquisa. Temas como poluição do ar e das águas e escassez de recursos naturais aparecem como preocupações atuais dos consumidores. E mais, a pesquisa ainda trouxe um dado de alerta aos empresários. 61% dos entrevistados acham insuficientes as ações que as empresas fazem a respeito de ESG. 80% deles ainda disseram deixar de consumir itens de marcas que fazem testes laboratoriais em animais, priorizando corporações que adotam práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção.
Das atividades que mais tem valor, a pesquisa trouxe o uso de materiais recicláveis (86%) e o apoio a causas sociais (82%). Outras informações importantes são a escolha por produto livre de plástico (79%), os produtos que não realizam testes em animais (74%), os orgânicos (74%), os produtos que não causam nenhum dano socioambiental (73%) e por fim os produtos vegano (53%).
Na hora de compor o mix de produtos, vale a pena investir em itens que respeitam esses quesitos para que o shopper se sinta mais integrado a sua loja.