Apesar de ainda importarmos peixe de outros países, como do Chile, a piscicultura brasileira vem se desenvolvendo de maneira robusta nos últimos anos, com significativos avanços em termos de aumento da produção e profissionalização do setor. 

De acordo com um estudo da Embrapa, realizado em 2019 e publicado em 2020, esse crescimento está diretamente ligado à demanda do mercado doméstico, tendo vista que das 579 mil toneladas produzidas pela piscicultura brasileira em 2019 apenas 1,13% do total foram destinadas à exportação.

O documento ainda explica que o mercado brasileiro de peixes é complexo e diverso devido ao seu enorme tamanho e a grande diversidade socioeconômica verificada entre as várias regiões do país, sem falar da grande diversidade de espécies cultivadas por aqui. Muitas dessas espécies não são conhecidas nacionalmente, como é o caso do tambaqui, o que apresenta também um consumo regionalizado.

A pesquisa foi coordenada pela instituição e ouviu mais de 1.350 pessoas de cinco capitais, uma em cada região geográfica do Brasil. Consumidores que estavam em frente às peixarias dos supermercados foram o foco do estudo. A partir daí, aspectos importantes foram verificados, como a preferência dos consumidores pelo produto fresco e pelo filé e outros cortes. 

Outro resultado é a consolidação da tilápia como um peixe bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do país, sendo o principal produto da piscicultura nacional, mesmo com a presença marcante de outros peixes, como o salmão, bastante encontrado nas peixarias dos supermercados do país e também bastante procurado pelos consumidores. 

GOSTOU DO ARTIGO? #compartilhe

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Whatsapp

VAGAS RELACIONADAS: Carreira e crescimento

Aprendiz em Supermercados

Voltado a jovens de 14 a 24 anos, com ou sem experiência profissional anterior.

Estagiário em Supermercados

Voltado a estudantes que desejam se desenvolver pessoal e profissionalmente

Repositor de Mercadorias / Operador de Loja

Repor mercadorias em Supermercados, conhecendo e aplicando técnicas necessárias à boa disposição dos produtos.

LEIA TAMBÉM:

O “Eu no Supermercado” é um ambiente voltado para todos que atuam ou desejam iniciar atividades em supermercados

Aqui, você encontra diversas oportunidades de desenvolvimento, além de dicas, conteúdos e atualidades essenciais para quem quer conhecer mais sobre o setor.

Cadastre-se e receba direto no seu e-mail e Whatsapp.

Pesquise

Olá visitante, selecione o ambiente que você deseja acessar: