O Hortifruti com “O humanismo da vila, a qualidade do campo e a tecnologia da cidade” abre as portas em Santo André
Moderno, charmoso e inspirado na ideia de levar à mesa e ao paladar do consumidor a mais alta qualidade em produtos alimentícios, o Hortifruti La Vila foi inaugurado dia 19 de novembro, na Rua 24 de maio 399, próximo ao centro de Santo André (SP), na Vila América, em frente ao Estádio Bruno Daniel e perto do Clube Atlético Aramaçan. A abertura do novo ponto de compras da cidade foi aguardada com entusiasmo e muita expectativa pelos habitantes do local, que esperavam ansiosos, do lado de fora, o levantar das portas para conhecer a loja.
Foram 6 meses de obras para transformar um galpão de 720 metros quadrados, onde antes funcionava uma oficina, no hortifruti que também vai transformar os hábitos de consumo dos clientes interessados em saudabilidade – o estilo de vida saudável por meio de uma alimentação de qualidade.
O empreendimento foi uma iniciativa audaciosa do casal Eric e Alcione Bezerra que, juntos na vida particular e nos projetos comerciais, resolveram mudar de ramo durante a pandemia que inviabilizou o seu negócio no setor de eventos. Eles tinham então que se reinventar, e partiram primeiro para a área de transportes, fazendo fretes no nordeste do país para terceiros – o que também não deu certo naquele pior momento de isolamento social. Mas, a vontade de trabalhar e investir em algo possível, naquele momento desafiador, era grande. A inspiração veio também do amigo Gilberto Gnchi Junior, que tem 4 lojas supermercadistas na região do ABC, uma delas o Hortifruti Higienópolis, em Santo André. Sabendo que o comércio varejista de comidas e bebidas era um dos únicos que iam bem na pandemia, Eric confirmou que a sua intuição e escolha estavam certas : “ As minhas lojas estão bombando, cresci muito com o trabalho certo e honesto”, disse o amigo, que não deixou dúvidas e estimulou o casal a arregaçar as mangas para seguir em frente naquela meta.
Assim nasceu o sonho da criação do Hortifruti La Vila -com mercado, empório, adega, açougue e padaria: “Foi daí que tudo começou, de uma ideia nossa, partindo do zero, mesmo com o medo de entrar em um ramo que a gente não conhecia”, confessa Eric. Primeiro o galpão, depois o projeto, a reforma, as instalações – tudo com consultorias especializadas que atendessem o objetivo de se atingir um conceito inovador, tanto na loja física quanto na filosofia de atendimento ao consumidor e nas mercadorias diferenciadas.
A Força de um Conceito: A Marca Registrada do La Vila
O conceito que gerou o nascimento do La Vila está impresso na sua arquitetura, nos seus serviços e no seu slogan estampado em toda a amplitude da loja, que já diz tudo: “O HUMANISMO DA VILA COM A QUALIDADE DO CAMPO E A TECNOLOGIA DA CIDADE”. O humanismo fica por conta do atendimento personalizado, a qualidade do campo traduzida na frescura e pureza dos alimentos, e a tecnologia da cidade nas instalações modernas e serviços tecnológicos aos clientes.
Eric explica que “queremos ser reconhecidos pelo contato direto e humano com a nossa clientela, saber dos seus desejos de consumo, orientar se preciso as pessoas nas compras, e atender pessoalmente as necessidades de cada um. Eu mesmo é que vou fazer as compras com os melhores fornecedores, em busca dos produtos de maior qualidade e pensando naquilo que o meu cliente precisa”. Por outro lado, continua, “aqui os clientes terão o apoio da tecnologia mais moderna, com acesso ao Ifood/Delivery/E-commerce, e também ao projeto Feira na Caixa – um software com SAC 24 horas de atendimento por aplicativo, onde pelo celular ou computador todas as escolhas de produtos e compras podem ser feitas aos clientes licenciados. E o foco é atender também os clientes jurídicos – como escolas, restaurantes e empresas por meio desses sistemas. Queremos com tudo isso inovar o mercado de hortifruti. Porque o La Vila é mais que um mercado – é um conceito”.
La Vila: O Sonho Realizado
Empolgada durante a inauguração, Alcione falava do sonho que se tornava realidade naquele dia. Vislumbrando a beleza da loja com tudo impecavelmente no lugar, as frutas e verduras de dar água na boca perfiladas num lindo colorido, e as seções todas organizadas do jeito mais funcional e atrativo, seu olhar de nova supermercadista não deixava escapar um só detalhe, nem esconder a emoção e o trabalho incansável que deve ter sido até chegar lá.
Ela frisou que a missão maior da loja agora aberta “é o atendimento proativo, aquele de excelência que chega antes no cliente para saber do que ele precisa e satisfazer as suas vontades, fornecendo a ele o que ele quer com a melhor qualidade possível – tanto na atenção personalizada quanto nos produtos disponíveis”.
Mas as etapas e as equipes coordenadas foram muitas até chegar o momento de se colocar essa missão em prática. Na parte física, de engenharia e arquitetura, o projeto e a instalação geral das estruturas foram da Aliança Instalações Comerciais de Santo André, cujos profissionais Itamar Rodrigues e Francisco Casemiro Neto falaram orgulhosos dos resultados: “O projeto do hortifruti foi muito desafiador e empolgante – fizemos a loja inteira, teve muita obra antes da montagem, mas 100% dos objetivos foram alcançados”. Já o contador Edson Apolinário Saraiva comentava pelos corredores que “o La Vila para o bairro é um diferencial, com layout diferente, uma opção atual, sem nada igual nesse modelo.”
A gestão das estratégias de marca, ou gestão de branding da empresa, ficou a cargo da produtora Kenbilly e sua equipe do Portal de Histórias Wiccom, do Grupo Calone de Comunicação. Kenbilly contou que durante 4 meses “o trabalho foi intenso e um mergulho profundo no entendimento dos propósitos, valores, missão e posicionamento da marca La Vila, para que emergisse o conceito da loja, o slogan, todo o seu visual, logotipo, uniformes e toda a forma como a empresa se apresenta e representa a sua filosofia”. “Foi um trabalho amplo na busca da identidade da empresa, a partir de estudos e pesquisas sobre o seu público-alvo ( também com as duas classes fitness de veganos e vegetarianos), o bairro, a concorrência, o seu diferencial, a sua cara e personalidade no setor alimentício”, comentou Kenbilly que falou satisfeita dos resultados: “As pessoas gostam e almejavam comprar em um lugar bonito como esse, uma feira limpa e de qualidade, uma loja totalmente fiel ao seu conceito e que se identifica com o consumo moderno e consciente”.
Os Colaboradores do La Vila: Uma Obra para a Checkout RH
Os amigos foram importantes não só na inspiração, mas também na orientação dos criadores do La Vila. Gilberto Junior apresentou a Eric os seus melhores fornecedores; e Mauro Baena, diretor do Hortifruti Sabor, no bairro do Itaim (SP), indicou a CHECKOUT RH como a empresa especializada no recrutamento, seleção e treinamento dos melhores colaboradores para o setor supermercadista. “É preciso contratar uma empresa especialista no ramo, que forneça os colaboradores certos para os lugares certos” disse Mauro, sabendo das dificuldades na escolha de pessoas e formação de equipes nos supermercados.
E assim foi feito. O La Vila inaugurou contando com 28 funcionários da CHECKOUT RH, conforme explicou o executivo de contas da empresa, Pedro Henrique Teixeira dos Santos, lá presente para acompanhar e supervisionar a abertura: “do operador de caixa ao gerente, passando pelo confeiteiro, açougueiro, auxiliar de açougue, conferente e fiscal de caixa, todos vieram pela CHECKOUT RH.
“A indicação do Mauro foi excelente, estou muito contente com os colaboradores da CHECKOUT RH. O gerente é incrível, é um líder no ramo de açougue”, disse Eric. Emerson Luiz Custódio é o nome do gerente, profissional experiente “vindo de outras redes boas como esta”, conforme ele mesmo qualificou. “Eu sou um gestor, e sei que o negócio também depende de mim para crescer. Meu perfil é dar valor ao atendimento – tem que ser um atendimento gourmet –, ao bom serviço e à estética da loja. Quero qualidade”. A colaboradora Isa Maria Amorin Cavalcanti também falou à revista, bastante entusiasmada: “Estou muito feliz, não via a hora de o La Vila inaugurar. Passei um tempo desempregada e agora nem estou acreditando.”
A Qualidade do Campo no La Vila
Mas era verdade que o Hortifruti La Vila finalmente abria as suas portas para o mundo tão sonhado do “Humanismo da vila com a qualidade do campo e a tecnologia da cidade” , com todo o profissionalismo necessário para isso. Uma nutricionista, portanto, era fundamental no quesito qualidade dos alimentos. E Joice Cristina Bortoletto Mendes foi contratada com a missão de fazer valeresse que é um dos principais valores da empresa.
À Revista Checkout, Joice disse que “a tendência atual, até mesmo nesse período pós pandemia, é a busca pelo cuidado na alimentação de uma maneira mais fácil e dinâmica, pois com a correria do dia a dia nem sempre as pessoas têm tempo e oportunidade de ter alimentos por elas mesmas preparados – e que possam garantir a qualidade e manter a saúde de uma forma adequada. Por isso, o nosso objetivo como empório é trazer desde frutas, verduras e legumes selecionados com todos os critérios, até alimentos que possam realmente nutrir e trazer qualidade de vida aos nossos clientes. Priorizamos a questão de evitar a contaminação cruzada entre os produtos que merecem maiores cuidados na sua produção, mantendo todo o controle sanitário, mas garantindo os benefícios dos alimentos frescos. O interessante é que o nosso empório dispõe também de frutas, legumes e verduras já cortados e fracionados, para se facilitar e garantir a ingestão das quantidades orientadas desses produtos pela OMS e órgãos de saúde para a manutenção da saúde do corpo e a prevenção de doenças. Nesse sentido, temos também vários grãos , que trazem muitos benefícios pois previnem doenças cardiovasculares e ajudam no controle do colesterol e triglicerídeos – como amêndoas, avelãs e uma infinidade deles. E isso importa, porque o La Vila foi criado com o conceito de ajudar as pessoas a manterem uma alimentação mais equilibrada e adequada no dia a dia, controlando o peso e evitando doenças.”
De Olho no Futuro
Nutrição com qualidade é, sem dúvida, o pilar de grande importância para o comércio do casal Bezerra. E a abertura do La Vila foi o primeiro grande passo de um plano ousado nesse caminho. Pois Eric surpreende ao dizer que “a meta, daqui para a frente, neste setor supermercadista, é a de abrir uma loja por ano”. Pode parecer exagero a princípio, mas Eric complementa com toda a sua fé: “Deus conduz a partir do nosso pontapé”.
E quem pode duvidar? O casal Bezerra avisa que o La Vila já tem todo o terreno preparado para ser uma rede: “temos tudo patenteado – logotipo, slogan, imagens da marca – e uma estrutura bem montada para expandir, a princípio, com foco no ABCD e na região de Ribeirão Pires”.
Sucesso ao La Vila!