Para quem não tem contato com a realidade dos grandes supermercados, é importante saber que a gestão dessas empresas exige estratégias variadas e gestores especializados.
Por exemplo, alguns dos principais assuntos que fazem parte da gestão de supermercados são o gerenciamento estratégico de categorias, compras e negociações, prevenção de perdas, legislação sanitária e mix de produtos, o que exige por si só diferentes cargos de gestão.
Normalmente, nas grandes redes, é possível encontrar gestores das seguintes áreas: gestão de pessoas, comportamento do consumidor e marketing no varejo, formação e gestão de preços, finanças, responsabilidade social, logística, tecnologia aplicada ao varejo e gestão de processos. E cada um dos gestores dessas áreas desempenha um papel fundamental para o bom andamento dos supermercados em que trabalham.
Por serem empresas complexas e grandes, os supermercados acabam sendo um bom local para profissionais que querem ingressar no mercado de trabalho, mas pensam em progredir em suas carreiras dentro da mesma empresa. Isso acontece porque mesmo ingressando nos cargos mais comuns dessas empresas, como operador de caixa, por exemplo, é possível que o profissional adquira conhecimentos técnicos que o levem a cargos gerenciais.
Para que isso aconteça, no entanto, é fundamental que os profissionais estejam atentos aos planos de carreira oferecidos pelas empresas e também às possibilidades reais de progressão.