O brasileiro está cada vez mais consciente da necessidade de adquirir e manter hábitos saudáveis. Nesse quesito, a busca por uma alimentação balanceada é o ponto de partida para um novo estilo de vida. Para oferecer produtos de qualidade e comodidade aos clientes, os supermercados devem investir em estratégias para movimentar as vendas no setor de hortifruti, que engloba frutas, legumes e verduras (FLV).
Esse setor pode ser a grande diferença de um supermercado. As vendas deste segmento representam uma % boa das vendas totais de um supermercado, então investir em seleção e qualidade dos produtos fomenta as vendas e fideliza os clientes.
Você sabe como tornar o seu supermercado uma referência em frutas, legumes e verduras (FLV)? Já pensou em investir no layout das gôndolas do hortifruti das suas lojas? Nessa leitura você encontrará os passos para saber como organizar todo o setor de verduras e frutas.
Qual o melhor modelo de exposição para hortifruti?
Em primeiro lugar, a exposição de um hortifruti vai se caracterizar de acordo com alguns fatores:
- O que ele significa para o negócio,
- Rotatividade de mercadoria,
- Vendas.
Partindo desses três princípios, podemos definir como pode ser exposto um FLV, podendo variar de produto para produto.
Hoje, o cenário de custo dos produtos de FLV não são mais como os de dez anos atrás.
Dificilmente no varejo, os preços de venda dos produtos estão abaixo de R$ 1,99.
É necessário pensar muito bem antes de amontoar produtos que não vão trazer atratividade nenhuma aos consumidores.
A primeira etapa é avaliar onde você organizará esta seção. Isso significa os seguintes pontos:
Dimensionar o espaço faz com que você saiba a quantidade de itens que caberá e o investimento necessário para montar seu hortifruti;
Se localizado mais ao fundo do supermercado, incentiva os clientes a entrar na loja e ver outros produtos nas prateleiras, mas é preciso que o seu layout seja integrado ao layout do supermercado. Uma boa opção é deixar o hortifruti próximo aos caixas, longe da entrada do supermercado.
Isso porque, muitos desses produtos podem ser facilmente danificados caso muito peso seja colocado sobre eles. Assim, o cliente fará toda a compra e deixará para comprar os produtos de hortifruti por último, garantindo que eles serão cuidadosamente armazenados no meio das compras.
Faça uma lista de equipamentos, sim, esse fator desempenha um papel muito importante na organização do seu hortifruti, sem os equipamentos necessários, o seu supermercado não pode garantir a exibição e segurança dos vegetais e frutas.
Os itens que devem ser incluídos na lista são usados para exibir, empilhar e armazenar mercadorias, são:
- Checkout com balança para pesar as mercadorias na fila do caixa e reduzir os
custos de mão de obra; - Gôndolas para expor ovos e itens de mercearias;
- Balcões refrigerados;
- Bancas e vascas.
Outra etapa igualmente importante é escolher os produtos que você vai vender no hortifruti. Isso quer dizer que você precisa saber quais os principais tipos de frutas, verduras e legumes que não podem faltar nas bancas. Alguns exemplos de mercadorias FLV mais vendidas são:
- Frutas: maçã, bananas, tomates, melancia, laranjas, etc;
- Verduras: brócolis, couve, alface, etc;
- Legumes: chuchu, batata, pimentão, cenoura, abobrinha, etc.

Escolher bem seus fornecedores, comprar no CEASA do seu estado pode ser uma boa escolha. A vantagem é que este é um processo muito simples. Qualquer empresa, incluindo supermercados, pode ter acesso gratuitamente ao local.
Outra ideia é encontrar produtores rurais perto de sua cidade. Talvez você pague um pouco menos dessa forma porque você compra direto do produtor rural e tem a oportunidade de pechinchar.
Não jogue frutas, verduras e legumes nas bancas aleatoriamente, coloque os alimentos de uma forma mais decorativa.
Por exemplo, empilhe frutas, principalmente laranjas. Outra ideia é organizar os folhosos e os vegetais.
Ao decorar o setor, use contrastes, isto é, use as cores de frutas e vegetais para criar contraste entre eles. Aproveite que há frutas suficientes e com cores diferentes no balcão para chamar a atenção dos seus clientes.
Por exemplo, organize as laranjas perto dos melões, as melancias perto das maçãs, e assim por diante.
A importância dos produtos de qualidade
Primeiramente, para ter produtos de qualidade, você deve fazer a gestão dos seus fornecedores e avaliar as suas mercadorias para ter um parâmetro de quais fornecedores são melhores.
O supermercado deve oferecer treinamentos semanais aos funcionários que irão manipular esses produtos, pois como muitos vegetais são sensíveis e extremamente perecíveis, qualquer machucado pode favorecer o processo de maturação e consequentemente diminuir o seu tempo de exposição na prateleira.
Os treinamentos devem ser constantemente atualizados por um profissional que entenda do assunto, invista em capacitação. Você deve ficar atento ao prazo de validade dos seus produtos, um checklist de
qualidade pode te auxiliar nesse processo, é de extrema importância que seja verificado todos os dias os vegetais a vencer e, que esses sejam retirados imediatamente da gôndola para não ocorrer contaminação com os outros alimentos.
Diferenciais da exposição de Folhagens e Legumes
A seção de hortifruti também possui muitos legumes e verduras que, assim como as frutas, também exigem cuidados especiais na hora de serem expostos. Dito isso, eles também podem ser divididos em diferentes categorias, cada uma com uma exigência diferente:
- Tubérculos: são os legumes que crescem abaixo da terra, por exemplo, batata, cenoura, beterraba, alho, inhame e cebola. É comum que muitos desses produtos estejam sujos de terra, por isso, o cuidado ao organizá-los deve ser redobrado, para evitar que o chão ao redor fique sujo. De qualquer forma, após repor esses produtos nas ilhas, o local deve ser limpo;
- Frutos: são os legumes que crescem em ramos, de modo semelhante a uma árvore. Por exemplo: pepino, pimentão, berinjela, abóbora, tomate. É preciso apenas ficar atento para o fato de que alguns desses produtos, como é o caso do tomate, são mais frágeis e, portanto, não suportam o empilhamento;
- Verduras: A alface, couve e chicória são alguns exemplos de folhagens mais comuns encontradas nos supermercados e que, devem ter um cuidado maior, pois se colocadas de maneira inadequada na gôndola, tendem a estragar mais rápido. Essas folhagens necessitam ser borrifadas, preferencialmente pela manhã e ao final do dia, para não murcharem tão rápido, pois elas perdem
água para o meio com maior facilidade.
Do mesmo modo, as folhagens não convencionais, agora com maior visibilidade devido a receitas, pratos gourmet que as utilizam e aos seus benefícios para a saúde, também são comercializadas em alguns supermercados que preconizam a saudabilidade, algumas delas são a capuchinha, dente de leão, ora pro- nóbis, taioba, entre outras, elas também precisam de um cuidado a mais pelos mesmos motivos mencionados anteriormente.
Esses vegetais são mantidos com maior frescor quando acondicionados em embalagens que preservam a umidade da planta e, em ambiente climatizado, como gôndolas refrigeradas entre 0,0ºc a 2,0°c.
Adeque com o seu fornecedor entregas diárias desses vegetais, preferencialmente que sejam entregues de manhã cedo.
Esses vegetais devem ser calculados como projeções de vendas, com base nas vendas já realizadas, para não faltar e nem sobrar mercadorias na sua gôndola, o ideal é que esse tipo de vegetal não permaneça mais que um dia em seu supermercado, com exceção das folhosas embaladas que podem ter uma vida útil maior conforme validade informada pelo fornecedor.
Espaço de circulação
Os clientes precisam conseguir se movimentar pelos corredores, por isso, ao planejar o layout de hortifruti do supermercado certifique-se de deixar espaço suficiente para a circulação de pessoas. Além disso, lembre-se que essa é uma seçãoque os clientes levam algum tempo, já que precisam escolher quais frutas ou legumes eles querem. Por isso, leve em consideração que os carrinhos também podem ficar estacionados por ali por algum tempo.

Capriche na comunicação visual
Para ter um bom layout de hortifruti no supermercado, é preciso lembrar que isso não é apenas caprichar na disposição de ilhas de produtos e prateleiras, mas também em como a comunicação visual será feita.
Claro que produtos bem-organizados, com uma distribuição de cores já será o melhor cartão de visitas, mas não deve ser o único. Não esqueça de colocar o preço dos produtos em promoção em destaque, ou mesmo utilizar banners para divulgar promoções. O banner também pode ser utilizado na entrada do supermercado para lembrar o cliente que aquela é a “terça-feira” do hortifruti. Assim, o cliente já vai saber que encontrará preços atrativos por lá.
Além disso, lembre-se que, se você vender produtos orgânicos, que esses devem ter algum tipo de destaque para que o cliente possa facilmente reconhecer quais são esses produtos.
Diferenças entre exposição agressiva e controlada
As diferenças entre a exposição agressiva e a controlada estão na forma como você dispõe os seus vegetais.
A exposição agressiva envolve grandes volumes de produtos e é uma alternativa para os hipermercados com grande fluxo de pessoas e que praticam preço de oferta, porém esse tipo de exposição gera muitas quebras de produto devido ao seu modelo de exposição, é mais fácil um vegetal cair no chão por conta da quantidade exagerada colocada nas gôndolas e estragar mais rápido devido a lesões,
uma FLV estragada na gôndola induz todas as outras ao amadurecimento precoce.
Para esse tipo de exposição você deve planejar ter os vegetais em grandes quantidades para não haver ruptura durante o funcionamento do supermercado. De veter um bom preço de oferta para que haja saída dessas mercadorias, o fluxo de pessoas diário também precisa ser levado em consideração.
Já a exposição controlada é um modelo que se utilizam menos quantidades de vegetais na gôndola. Esse modelo é mais prático para o encarregado do setor FLV observar se há algum vegetal podre e retirá-lo o mais rapidamente do local, evitando assim, possíveis quebras.
É mais atrativo visualmente para os consumidores e, na hora do consumidor escolher o vegetal é mais fácil a visualização dos produtos, não precisando assim, mexer várias vezes nos vegetais.
Sendo assim, é possível evitar com maior exatidão quedas dos produtos no momento da compra como acontecem com maior frequência no modelo de exposição agressiva.
As frutas, legumes e verduras (FLV) são empilhadas de maneira organizada com no máximo 3 a 4 pilhas de vegetais, isso varia conforme a resistência de cada produto.
Para esse modelo deve ser feito um planejamento evidenciando como será o processo de reposição das gôndolas em dias de ofertas, que são os dias de maior fluxo das mercadorias e, o quadro de colaboradores capacitados responsáveis pelo abastecimento correto delas.
Como evitar compras exageradas e diminuir o desperdício no seu hortifruti
Faça planejamentos mensais para que a organização dos produtos esteja sempre em dia. Assim será mais fácil para a realização dos outros planejamentos, como o financeiro e o de gestão.
Outra maneira de evitar desperdícios é ter vendas pré-estabelecidas, para você poder encaminhar a mercadoria para o cliente assim que ela chegar. Com essa possibilidade, você não precisa ter um lugar tão grande para armazenamento.
E, claro, sem esquecer os acordos certos com os fornecedores, para que eles entreguem exatamente o que está no pedido, sem falta de produtos e nem produtos em excesso.
Para que você consiga controlar o estoque e fazer a organização dos produtos corretamente, é necessário que a comunicação com os fornecedores seja assertiva.
Afinal, é com eles que o seu hortifruti precisa contar para ter os produtos para o seu consumidor final. Ou seja, você depende deles para conseguir realizar as suas vendas.
Por isso, é de grande importância que você tenha uma ótima comunicação, para que cada etapa do processo de compra de produtos aconteça de forma assertiva, assim você receberá os produtos certos e isso não irá gerar incômodos. Outra dica é o reaproveitamento alimentos transformando em outros produtos.
Quando alguns alimentos do hortifruti já estão em processo de amadurecimento elevado e há a chance de perda, uma boa solução é transformá-lo em outro alimento. Um bom exemplo que vemos disso em outro setor é o dos pães que são transformados em torrada. Mas quais produtos permitem essa “transformação”? O tomate e transformá-lo em tomate seco. Porém, além do tomate, é possível aproveitar diversas frutas e, também, transformá-las em geleia. Essa é uma excelente forma de lidar com a prevenção de perdas no hortifruti. Afinal, além de evitar a perda dos produtos, você ainda cria algo novo, com valor agregado. Esse pode ser um grande diferencial do seu varejo frente a concorrência.
Por fim, mas não menos importante: para acertar em cheio na prevenção de perdas no hortifruti é fundamental ter uma equipe bem treinada e engajada. Os profissionais que atuam neste setor precisam conhecer e lidar muito bem com as diferenças de cada alimento. Devem saber como manipulá-los e posicionados de maneira adequada, garantindo que os mais maduros fiquem à frente dos demais.
Além disso, há todo o cuidado com o empilhamento dos alimentos nos cestos, gôndolas ou prateleiras. Ele deve ser feito com calma e atenção, evitando a perda estética, a fissura e/ou o esmagamento dos alimentos.
De pouco em pouco, o desperdício pode fazer o seu supermercado ter um grande prejuízo. Por isso, não adie essas ações. Os benefícios e os resultados logo vão começar a bater na sua porta!

Em dias de feira, arrume as bancas de forma diferente
O tradicional “dia de feira” já é muito comum nos supermercados, mas para se destacar nessa competição acirrada é preciso saber fazer do seu negócio uma referência para os consumidores.
Geralmente, as redes de supermercados fixam dias na semana em que as promoções são voltadas para o setor.
Separar frutas e vegetais de acordo com a classificação de cada item ajuda na arrumação e conservação de seus produtos. Isso permite que as frutas e legumes mais macios (como morangos e uvas) fiquem mais próximos. Enquanto os frutos de casca mais grossa (como cocos e melões) podem ser localizados em locais diferentes.
Ressalta-se que uma área de hortifruti deve ser montada no dia de feira para destacar os produtos que estão em maior evidência.
Por exemplo, se a cebola tiver em alguma promoção fora do habitual, você pode criar uma ilha destacando-a na entrada do hortifruti, isso irá sinalizar a oferta.
Você também pode colocar itens adicionais ao lado delas, como tomates e pimentões, para incentivar a compra de itens que não estejam com preços promocionais.
A promoção de degustações estratégicas também é muito interessante. Nos dias em que estiver muito quente, a degustação de melancia fresca é uma estratégia maravilhosa para estimular a motivação dos consumidores em levar a fruta para casa.
Agora é com você e sua equipe de colaboradores! Coloque as dicas em prática e evite desperdícios e prejuízos no seu hortifruti com ações simples, mas que ajudarão muito no seu dia a dia.