O mercado de varejo é um dos mais competitivos. Por isso, pense: Como é
possível de destacar no meio de tantos outros concorrentes? Certamente passa por
um trabalho de qualidade, entrega de bons resultados, preços competitivos e
profissionais altamente qualificados, dedicados e bem-vestidos.
Por mais que na atualidade as regras de vestimenta nos mais diversos
ambientes de trabalho tenham se afrouxado, no espaço varejista ainda se mantém. O
alinhamento e distinção pelos uniformes são uma forma de diferenciação e destaque
dos concorrentes. Sendo assim, se a primeira impressão é a que fica, com uniformes
imponentes e bem alinhados os seus colaboradores farão uma bela presença junto
aos clientes.
Definir o uso de um uniforme profissional para a empresa é um sinal de busca
pela excelência na gestão do negócio. Embora possa parecer algo simples, as roupas
dos colaboradores transmitem aos clientes ideias relacionadas a confiança, limpeza,
organização e disciplina. Além disso, contribuem para que o estabelecimento não só
seja mais eficiente como também reforce sua própria identidade visual.
Para evitar futuras dores de cabeça, é preciso certo cuidado antes de escolher
as vestimentas, uma vez que vários aspectos devem ser levados em
consideração. Em um supermercado, onde os alimentos são grande parte dos
produtos, a atenção com o ambiente deve ser ainda maior. Confira abaixo os pontos
de atenção para selecionar o uniforme para seu colaborador.
O que diz a legislação?
Seguir o que determinam as normas legais é um fator de segurança para a
empresa se proteger contra eventuais penalidades dos órgãos de fiscalização. Nesse
contexto, é essencial que o supermercado fique atento à legislação trabalhista para
adequar os uniformes às exigências previstas.
Vale a pena notar, por exemplo, que muitas vezes o vestuário dos
colaboradores vai além do conceito de uma simples roupa, incluindo
também equipamentos de proteção individual (EPIs). Desse modo, o calçado utilizado
por quem trabalha no açougue ou no estoque possivelmente será diferente daquele
usado por quem fica no caixa.
Os documentos emitidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas
(ABNT) dão orientações relevantes para o empresário que busca adequar as
vestimentas dos funcionários ao que é exigido pelos órgãos de fiscalização no Brasil.
A NBR 13917 de 1997, por exemplo, trata das características dos tecidos
planos de 100% algodão usados na confecção de uniforme profissional.
Ao estar em conformidade com as normas, a sua empresa não só promove a
segurança dos funcionários.
Conforto e a Durabilidade
Como geralmente o estabelecimento adquire um número considerável de
uniformes por vez, é recomendável que a escolha seja feita com base no conforto e na
durabilidade para que não sejam necessários ajustes posteriores.
Uma boa dica antes de fechar o pedido é ouvir a opinião dos
colaboradores para saber o que eles acham sobre as roupas, afinal, são eles que vão
usá-las no dia a dia.
Tenha em mente que forçar o funcionário a usar uma
vestimenta inadequada pode gerar improdutividade, já que ele não estará em plenas
condições para realizar seus serviços. Conforme a cidade, também pode ser útil ter
uma versão do uniforme para o verão e outra para o inverno.
É necessário ainda optar por tecidos que sejam duráveis, para que as roupas
não só mantenham o aspecto de novas como também aguentem a rotina de trabalho e
as lavagens.
Escolha do uniforme adequado a cada função.
Nem sempre é possível seguir uma padronização total das roupas dos
funcionários de um supermercado. Isso porque, diferentemente de outras empresas,
nele existem setores específicos com características bem diferentes, tais como
padaria, açougue, entrega e compras.
Enquanto no caixa a vestimenta pode ser mais leve, como camisa ou camiseta
gola polo, com um toque um tanto refinado, na reposição de produtos talvez haja a
necessidade de se ter um uniforme profissional mais reforçado, que seja flexível e
resistente a atritos.
As cores do uniforme.
Quando se fala em cores de uniforme profissional, é normal o empresário logo
associar a escolha às cores da marca do estabelecimento.
Sem dúvida, isso contribui para fortalecer a identidade visual da empresa, além
de permitir que os clientes encontrem mais facilmente os funcionários do
supermercado em caso de dúvidas. Contudo, a limpeza das roupas também deve ser
levada em conta.
Cores claras deixam as sujeiras mais visíveis, então nem sempre são indicadas
para quem manuseia produtos em estoque e gôndolas, pois o contato com caixas e
fardos de mercadorias pode manchar as roupas.
Já no caso do açougue, o uso do branco é bem mais frequente justamente para
transmitir essa imagem de limpeza, fundamental nessa área.
Adquira quantidades suficientes para a rotina do supermercado.
O supermercado é um tipo de estabelecimento no qual os funcionários se
movimentam bastante para atender às mais diversas demandas. Por esse motivo, é
comum que o uniforme profissional fique sujo e gasto mais rapidamente.
Diante disso, é recomendável que a empresa dimensione o número correto de
peças por colaborador para garantir que ele consiga usar suas roupas sem apertos.
Ou seja, deve haver vestimentas suficientes para toda a jornada semanal de cada
funcionário.
Além disso, a empresa deve estar ciente de que precisará fornecer novas
peças de tempos em tempos, de acordo com o desgaste das roupas.
Uniformes uma boa estratégia de marketing.
Hoje em dia, para ter uma marca forte e com bons resultados é necessário um
bom planejamento e estratégias de marketing. Pensar em uniformes, que pode ser
considerado um “detalhe”, se torna uma ferramenta muito eficaz no fortalecimento da
marca de forma simples, gerando benefícios intangíveis, mas muito valiosos. Portanto,
ao investir em uniforme para o supermercado, considere não apenas o custo, mas o
conjunto da obra.
Os uniformes têm a tendência de personificar a empresa através de seus
profissionais, o que seguido de um bom atendimento, melhora a experiência do
consumidor e a sua relação com a marca. E personalizá-los fecha o pacote com chave
de ouro. O uniforme pode ser uma camiseta bem descolada com uma frase autêntica.
Pode ser personalizada com o nome e a ilustração de cada um. Pode ser boné,
bandana, jaqueta… enfim, qualquer coisa.
O que importa é que seja algo que engaje a equipe e faça ela sentir orgulho de
usar um uniforme tão legal.
Beneficamente a uniformização evita o desconforto de ter colaboradores
vestidos de uma forma que não representa a sua marca.
Pode parecer o contrário, porém os colaboradores gostam e percebem as
vantagens do uso do uniforme. Tudo isso porque ao escolher um uniforme para
trabalhar, o gasto com roupas e com o tempo para escolher o que vestir, são muito
menores.
Essa prática cria um sentimento de pertencimento à equipe. É aquela máxima
de “vestir a camisa”. Os colaboradores vão se sentir muito mais integrados com a
empresa e com os objetivos da companhia. Além disso, tem a sensação de igualdade
que faz bem para todos.
Conscientize seus funcionários.
Antes de comunicar sobre a exigência do uniforme, mostre as vantagens que a
padronização traz para a rotina de trabalho. Além disso, incentive o uso e a
manutenção adequada para prolongar a vida útil dele. Mostre ainda que essa é uma
forma de cuidar da apresentação pessoal, fator importante para a valorização e
crescimento profissional.
Em paralelo, ofereça cursos e informações a respeito da postura, do
comportamento no ambiente de trabalho que podem ajudá-lo a melhorar o marketing
pessoal. Isso trará motivação e consequências positivas para a sua empresa.
O uniforme dá credibilidade e contribui para o aperfeiçoamento da imagem da
empresa.
Uniforme favorece a produtividade.
A expressão “orgulho de vestir a camisa da empresa” é mais do que uma frase
de efeito. O uniforme tem papel fundamental para despertar esse sentimento. Porém,
é necessário mais do que oferecer uma peça bonita, de qualidade e adequada às
funções. O empregador precisa dar motivos para o colaborador se orgulhar de andar
pela cidade com a camisa de uniforme ao ir e voltar do trabalho.
Como dizia Napoleão Bonaparte “Tornamo-nos o homem do uniforme que
usamos”, um dos sentidos da frase de Napoleão é que o uniforme é um código de
comunicação importante. Se a pessoa que o veste está em uma empresa respeitada,
o efeito é positivo. O uniforme provavelmente vai inspirar mais confiança. O
colaborador está pronto para ajudar na empresa, recebeu treinamento e está
qualificado para estar ali.
Se no dia a dia há uma cultura de valorização, bom clima organizacional e
política de valorização, engajar os colaboradores torna-se muito mais simples.
É necessário pensar em destacar sua marca sempre, normalmente quando as
temperaturas caem, o colaborador usa um agasalho com a camiseta da empresa por
baixo. Assim o uniforme fica descaracterizado, ficando sua marca escondida.
Em dias de frio, é importante que seu time de colaboradores se agasalhe e
continuem alinhados a identidade visual da empresa.
Invista em blusas de frios personalizadas e esse problema deixa de existir. A
sua marca, cor e outros elementos da identidade corporativa continuam em evidência,
faça chuva ou faça sol. É uma maneira de cuidar melhor de quem ajuda a consolidar
sua empresa diariamente, eles merecem esse cuidado em forma de uniforme.
Você mostra que cuida de seus colaboradores, cria nivelamento entre eles,
pode ser que um ou mais colaboradores se sintam inferior a outro por ter uma roupa
que considera pior e padroniza estética na empresa.
Os clientes também veem isso com bons olhos. Quantas vezes você já viu um
cliente ser abordado por outro e questionado se ele trabalhava naquele
estabelecimento? O uso de uniformes pode evitar esse desconforto, passa a sensação
de que o estabelecimento é organizado e possui credibilidade.
Uniformes são o “out off home” das empresas. Com ele os colaboradores
levam para fora o orgulho de trabalhar, de ser produtivo e de representar a empresa.
Posicionamento traduzido na máscara.
Desde o início da pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pede o
uso de máscara e álcool gel, como regras de segurança e esses acessórios
obrigatórios para sair de casa, devem ser respeitados.
Sendo assim, uma iniciativa de proteção aos colaboradores e ao mesmo tempo
ter a identidade visual da sua empresa em destaque, são personalizar as máscaras e
integrar ao uniforme dos colaboradores.
O uso da máscara de proteção respiratória está previsto, por exemplo, para
pessoas em trânsito ou em ambientes fechados com acesso ao público, visando
proteger grupos de pessoas e assim evitando a disseminação de agentes infecciosos.
Com isso, destaco que o uso da máscara personalizada mostra que a empresa
é a favor da vida e consideram, por ser um setor essencial, o trabalho com segurança,
dentro das possibilidades que o momento permite.