A Vez da confeitaria
Por Eliseu Gardin
Uma nova tendência chegou para invadir o mercado e modificar mais uma vez o modo de consumir do brasileiro, estamos falando dos supermercados gourmet. O conceito é relativamente novo, apesar do pouco tempo, já tem caído no gosto dos consumidores e atraindo muito público.
Isso se dá pelo fato de que as pessoas estão sempre em busca de novidades, quando uma inovação surge, todos desejam conhecer! Mas o que é essa nova tendência de fato?
Estar antenado às tendências do mercado é importante para profissionais de todas as áreas, certo? Saber quais são as principais demandas, o que os seus clientes estão buscando e quais as novas técnicas ou produtos que serão lançados faz toda diferença!
Sabendo que atualização constante é fundamental, vamos partir para as principais tendências da confeitaria gourmet para supermercados.
A mudança no estilo de vida das pessoas seguindo uma tendência mais saudável tem impactado de forma positiva no setor de alimentos. Então, isso tem gerado diversas opções de investimentos, como produtos orgânicos, naturais, com baixo teor de sódio, sem açúcares, sem lactose, sem glúten entre outros. Por ser indispensável à vida, o setor de alimentação atinge todas as idades e classes sociais. Por fim, espera-se que os consumidores exijam novos tipos de pães, focados na saúde, como, os pães funcionais, os pães sem glúten, os pães para dieta, os pães integrais e os pães com fibras, por exemplo. Além dos pães, o consumo de tortas, bolos e produtos de confeitaria tem crescido muito. O desafio é se atualizar para atender as novas demandas dos consumidores e para lidar com o surgimento de novos negócios cada vez mais modernos e tecnológicos. Isso foi ainda mais acelerado diante da pandemia, que impôs desafios a todos os negócios.
As tendências para o mercado da confeitaria e padaria
Como vimos, as padarias representam um mercado resistente à crise. Porém, empreender no ramo de padarias não é simples e exige inovações constantes. Além disso, por se tratar de alimentos, os controles de qualidade devem ser cada vez mais minuciosos.
Também apontamos que esse é um ramo que enfrenta concorrências cada vez maiores. Por isso, as padarias que permanecem são aquelas que atendem as demandas de seus clientes com produtos de qualidade e variedade, no mínimo.
Nossa dica sobre o mercado de padarias é clara: os supermercados que buscam se antecipar às novidades, inovar ou se atualizar, colocando mais frescor e personalização em seu mix de produtos e serviços, qualidade e um atendimento diferenciado e multicanal, conseguem permanecer no mercado.
Então, entenda e identifique as oportunidades de negócio e as tendências para aproveitar o potencial do mercado e se destacar diante da concorrência. Ofereça produtos para nichos específicos (celíacos e veganos, por exemplo), esteja presente nos meios digitais, inove no mix de produtos e serviços, “gourmetize” produtos convencionais e foque em criar experiências saborosas que fidelizem seus clientes, além de sempre oferecer um excelente atendimento!
Para enfrentar os desafios apresentados acima, esteja presente em múltiplos canais de venda: presencial, entregas e online, por exemplo, para aumentar o fluxo de clientes no seu negócio e ampliar os serviços oferecidos.
Treine, fidelize e motive funcionários. Eles são grandes responsáveis pelo seu negócio existir e são eles que atendem os clientes e produzem os produtos, por isso, tenha pessoas que vestem a camisa da sua empresa e estão focados nos mesmos objetivos que os seus!
Outra tendência adotada é a finalização de produtos nas vistas dos clientes. Além de ver o produto sendo produzido, os consumidores sentem o cheiro, o que aumenta o apetite e o desejo de compra.
Os Desafios do mercado da confeitaria
Um pão quentinho pela manhã é sensacional, mas, quando tem fermentação natural, é servido em um ambiente aconchegante e exclusivo, ele se torna irresistível. Cafés, pães, bolos e mais uma série de delícias exclusivas têm movimentado o setor de padarias no varejo nos últimos anos. Hoje, a tendência da “gourmetização” desses espaços tem ganhado cada vez mais adeptos. Mesmo assim, há desafios a serem destacados sendo:
Em especial na pandemia houve queda no fluxo de clientes, em que o mandamento era ficar em casa. A digitalização também se tornou mandamento. Por isso, os supermercados que não estavam presentes no mundo digital, nas redes sociais e nos aplicativos de delivery tiveram que se adaptar de forma rápida para não perderem vendas.
A carência da mão de obra qualificada, em especial de padeiros, que chegam cedo para produzir os pães. Além disso, qualquer mudança é percebida pelos clientes e a troca de padeiros se torna ainda mais sensível.
Se os clientes encontram sempre os mesmos produtos e o atendimento não é diferenciado oferecendo experiências únicas e saborosas, os clientes passam a buscar novos supermercados. Por isso, é importante acompanhar as mudanças, conhecer novas práticas e inovar sempre no atendimento, na experiência e nos produtos e serviços.
A importância da padaria no supermercado
Desde os primórdios do comércio varejista, os empresários buscam atrair e conquistar a preferência do cliente. No entanto, as maneiras de se atingir esse objetivo mudaram bastante, não é mesmo?
Com a mudança de perfil do consumidor, é preciso inovar e oferecer experiências de compra completas e inesquecíveis. Como fazer isso em um supermercado? Há várias ações que podem ser implementadas e uma delas é a existência de uma padaria gourmet.
Clientes buscam praticidade e, valoriza o seu tempo livre, por isso busca por estabelecimentos completos e que facilitem seu dia a dia. Por isso, ir ao supermercado fazer compras e já levar para casa o pão ou o bolo para o café é tudo o que ele deseja!
Além disso, é fundamental que a receita seja padronizada e equilibrada, se transformando em uma marca registrada da empresa. Outro ponto fundamental é a garantia de fornadas novas todos os dias.
Você já percebeu que a padaria costuma estar sempre no fundo dos supermercados? Essa localização não é definida por acaso! Na verdade, ela faz muito sentido e é capaz de impulsionar suas vendas.
Em geral, até mesmo o cliente que está ali apenas para comprar pães precisa percorrer diversas prateleiras até chegar ao local. Durante esse trajeto, ele pode adicionar outros produtos, como leite, café, manteiga, queijo etc.
A ideia é que, ao planejar a instalação da padaria, isso seja levado em consideração. Prefira um local mais distante da entrada, com uma boa visibilidade e, claro, conforto térmico. Esses estímulos contribuem positivamente para o aumento das compras realizadas sem planejamento.
Invista em treinamento. Quando falamos em contratar bons funcionários, não estamos eliminando a possibilidade de admitir um colaborador sem experiência. Até porque, é totalmente possível ensinar e treinar sua equipe para que ela seja a melhor.
Sendo assim, promova treinamentos sobre produtos, equipamentos, recursos e técnicas. Quanto mais você investe em qualificação, mais qualidade e eficiência ganha. Em outras palavras, tenha padeiros, atendentes e confeiteiros eficientes e prontos para preparar produtos saborosos e deliciosos.
A padaria é um negócio dentro do seu negócio. Por isso, pães, bolos, biscoitos e lanches devem ser preparados de acordo com os mais rígidos padrões de higiene e qualidade.
Pão é mais barato no supermercado do que na padaria
A fim de atrair os consumidores, os supermercados oferecem os preços mais baixos e essa situação não é de agora. Ao longo dos anos, os supermercados baixaram os preços para ganhar as concorrências das padarias externas. Com isso as padarias realmente perderam uma fatia do mercado.
Isso acontece porque os supermercados negociam as mercadorias em grande quantidade, o que não acontece com as padarias, principalmente com as de bairro. Sendo assim, deixam o preço melhor para o consumidor. Grandes redes de supermercados quanto os menores já perceberam isso e estão investindo cada vez mais nesse setor. Agora estão oferecendo serviços e novas “guloseimas”, pães artesanais, saudáveis, para manter os clientes. Essa é a nova tendência.
Investimento vale a pena
Conforme já mencionamos, para criar uma padaria gourmet é necessário oferecer produtos que não são facilmente encontrados em qualquer supermercado. Estamos falando de produtos novos, importados e com embalagens bonitas e chamativas.
Outra maneira para disponibilizar itens diferenciados, é apostar em produção própria. O supermercadista tem a opção de ofertar alimentos de confeitaria, rotisserie e afins. Além de poder construir uma praça de alimentação dentro do estabelecimento para que as pessoas possam consumi-los ali mesmo. A alternativa é capaz de render lucros satisfatórios, já que muitas pessoas costumam parar para lanchar durante as compras.
Você pode já ter se questionado sobre a lucratividade de possuir um setor dedicado a panificação no seu supermercado. Bom, existem duas formas de se trabalhar com panificação.
- Possuir maquinário próprio como forno industrial, realizar as compras de insumos para produção de pães, bolos e doces, contratar profissionais experientes e habilidosos para realizar a preparação dos produtos.
- Terceirizar a produção dos produtos e realizar compras diárias para apenas revendê-los aplicando uma boa margem em cima do preço final.
A escolha da modalidade de trabalho sofre influência do porte do supermercado e do capital disponível para investimento. Supermercados com grandes estruturas são capazes de comportar melhor a fabricação dos alimentos, já os de pequeno porte exigem uma adaptação mais compacta para ofertar esses produtos.
Entendemos que nas duas situações o aumento do faturamento é certo e o ticket médio de compras também sofre uma influência positiva.
A essência “gourmet”, que tem o objetivo de romper com a apresentação tradicional dos pratos, se estendeu para diversas áreas de vendas e consumos de produtos. E os supermercados não poderiam ficar de fora dessa!
Se você ainda não tem uma padaria agregada ao seu supermercado, te aconselhamos a estudar a possibilidade de implementar agora mesmo esse setor lucrativo no seu empreendimento.
Vai ficar de fora dessa?
Entra crise, sai crise, mas do pão o brasileiro não abre mão. Seja por isso ou pelo prazer de servir um alimento tão querido, muitos brasileiros vêm se aventurando no universo das padarias gourmet.
Impor-se pela criatividade e personalidade. É isso que falta à maioria das padarias e confeitarias dos supermercados.
Tudo o que é produzido e exposto é de responsabilidade exclusiva do supermercado e traz a imagem da empresa. Bem trabalhada, pode ter a força de uma grife, uma marca solidamente construída na mente do consumidor. Caso contrário, continuará sendo apenas mais uma padaria de supermercado.
O que está em jogo, na verdade, é a imagem global do supermercado e não apenas uma seção.
Valorizar a padaria e a confeitaria é respeitar e surpreender positivamente o consumidor, despertando-o no ponto de venda para o prazer, o valor nutricional e a qualidade dos pães e bolos que ela produz.