Com 20 anos de atuação no setor, a Relações Públicas Rose Pavan completa um ano deCheckout RH à frente de uma área em transformação
Por William Saab
É possível se reinventar em uma mesma categoria após mais de 20 anos de atividades? A
relações públicas da Checkout, Rose Pavan, é a prova de que sim. Com um histórico bastante
sólido na operação, a profissional redescobriu novas formas de contribuir com o segmento
após fazer carreira por anos na mesma atividade. E foi uma transição que exigiu coragem, pois,
antes de aceitar o desafio da Checkout, ela foi responsável por implementar o setor de
responsabilidade social e sustentabilidade na Associação Paulista de Supermercados (APAS),
área que liderou por 19 anos.
Os anos de comprometimento com uma instituição consolidada como a APAS permitiu que
Rose desenvolvesse atuações variadas enquanto líder destes departamentos. Ela auxiliou
supermercados de todo o estado de São Paulo a aderir a projetos transformadores em
políticas ambientais e sociais a partir de práticas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), da ONU. E exemplo dessas atividades não faltam. “Tantos anos à frente
dessa temática ajudaram a consolidar um olhar bastante atento em como fazer as gestões se
envolverem em causas responsáveis, pois elas contribuem para um mundo melhor ao mesmo
tempo que são rentáveis para as operações supermercadistas”, explica Rose.
Um dos principais projetos que ela liderou foi a capacitação de profissionais para geração de
renda, iniciativa que desenvolvia em pessoas de baixa renda habilidades necessárias para
trabalhar nos supermercados. Rose nem podia imaginar, mas esse histórico seria uma
premissa de uma das funções que ela desempenharia anos depois na Checkout RH. Mas as
atividades que Rose implantou foram muito além das relacionadas à gestão de pessoas.
“Nestes anos todos de APAS, articulei quatro guias para os supermercados com orientações
para a construção e a manutenção de operações mais sustentáveis”, explica. Este projeto foi,
inclusive, vencedor do Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade na categoria Entidade
Empresarial. Outro projeto que ela destaca foi campanha articulada com a Prefeitura de São
Paulo que incentivou a eliminação de sacolas plásticas das lojas.
Sua atuação também não se limitou ao Brasil. Ela participou da COP21, em Paris. No maior
encontro de política ambiental do planeta, ela representou a APAS e, em nome da entidade,
assumiu junto a diretoria, protocolos de redução de CO2 no setor supermercadista. Um marco
para os avanços das lojas. Tanto destaque fez com que a área de Sustentabilidade tivesse um
stand próprio na APAS Show, a maior feira para supermercados do mundo. Essa oportunidade
permitiu demonstrar aos visitantes os feitos que a área realizou junto às redes e os projetos
mais inovadores na temática ao redor do planeta.
Outras iniciativas lideradas pela profissional ampliaram a consciência para um consumo mais
consciente, como a aliança com a ONG Prato Cheio. Ela ainda ficou à frente do programa de
implantação da política de logística reversa nas lojas interessadas e de projetos de energia
fotovoltaica no setor. Ainda desenvolveu protocolos de práticas sustentáveis na cadeia do
abastecimento e realizou ações junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
(MAPA) para promover o bem-estar animal.
Os desafios na Checkout
A mudança de trabalho para uma nova ocupação deixou Rose em alerta. Além do desafio de
começar uma jornada em uma empresa nova, ela assumiria uma função que ainda não havia
desempenhado. “Fiquei com altas expectativas com essa oportunidade porque precisava
mesmo me reinventar e o convite do Eduardo Carvalho, diretor da Checkout, veio em boa
hora. Já nos conhecíamos do projeto Vaga Certa – jovem aprendiz APAS, então foi uma
transição confortável por estar cercada de amigos”, relembra.
Desde que assumiu a função de Relações Públicas da empresa, Rose trouxe para a Checkout
todo o histórico de relacionamento que cultivou ao longo de 20 anos no setor. Com isso, ela
afinou o relacionamento estratégico com os profissionais do ramo, que já conhecia de outras
atividades profissionais. Ainda ampliou a participação em eventos – online e presencial – e
desenvolveu pesquisas de avaliação do trabalho da empresa junto aos empresários.
Esse envolvimento a projetou também para assumir toda a gestão da comunicação
institucional da empresa, incluindo a direção da Revista Checkout e a apresentação dos vídeos
do portal “Eu no Supermercado”, um ambiente voltado para concentrar informações que
despertem o interesse do trabalhador em oportunidades nas lojas do setor. “Eu me sinto
muito grata por estar em um setor em que me sinto muito bem recebida. O carinho que tenho
pelos empresários e lideranças é recíproco, então, me sinto muito feliz de continuar neste
meio. Toda a minha vida foi dedicada a prestar o melhor trabalho para este público, são 20
anos imersa nesse ambiente, e, se depender da minha vontade, permanecerá pelo resto da
minha vida”, orgulha-se Rose. Alguém duvida de que ela só começou a escrever sua história na
Checkout RH?