O desperdício nos supermercados é um dos principais desafios do setor. Ao ano, são mais de 23 milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo, causando prejuízo para o setor e um enorme problema social para um país como o Brasil. São mais de 40 quilos de comida descartados por ano para cada pessoa, de acordo com pesquisa da EMBRAPA e da Fundação Getúlio Vargas.

Para diminuir ao máximo esse problema, algumas redes de supermercados adotam estratégias para reaproveitar os alimentos ao máximo, de forma a comercializar em diferentes formatos e formas de processamento.

Melhores práticas

Uma das estratégias é reaproveitar as frutas como sucos, cortadas em pedaços e vendidas em bandejas descartáveis ou ainda desidratadas. 

Geralmente, esses alimentos ou estão com a validade próxima ou apresentam manchas e outros detalhes que afastam os consumidores. Esses mecanismos permitem maior variedade ao consumidor e aproveitam alimentos ainda saudáveis e nutritivos que teriam como destino final o lixo.

Para os legumes e verduras, a dica é ofertá-los cozidos e embalados à vácuo. Eles ainda podem ser agrupados uns com os outros porque esse método conversa por mais tempo a validade dos produtos e oferece ao consumidor uma combinação de ingredientes inédita para ele. Com pequenos ajustes, é possível aproveitar o melhor dos produtos naturais por muito mais tempo.

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