Uma ida ao supermercado e já conseguimos ver a quantidade de itens que estão à disposição dos clientes. Inúmeras marcas de bebidas, cereais, produtos de higiene, artigos para pets, enorme variedade de frutas e verduras estão lá a disposição de quem se interessar. Mas, já parou para pensar na quantidade de produtos que ficam de fora? Quantas marcas e tipos de artigos que poderiam ser vendidos não estão nas prateleiras? E como decidir aqueles que devem fazer parte da seleção de itens a venda? Uma das respostas está no gerenciamento por categoria.
Quando um empresário do setor coloca à venda um produto é porque ele imagina, a partir de informações prévias, que ele vai ter bastante interesse da clientela. Esse recurso parte de informações de vendas já realizadas para estabelecer os critérios do que vai passar a ser vendido. A técnica tem o objetivo de conhecer o cliente e identificar o caminho que ele percorre pelos corredores para disponibilizar sempre produtos que ele tem a intenção de comprar – ou que ele pode vir a se interessar. Para entender a importância desse exercício, 60% das vendas se deve a ampla variedade de produtos cobrados a um preço coerente com o público.
Com essa análise, é possível saber quais marcas e tipos de iogurtes são mais procurados, quais os sabores e tamanhos de embalagens. Cruzando essas informações com a idade dos frequentadores, criam-se estratégias para alavancar as vendas e até mesmo atrair novos consumidores para as lojas.