Não é novidade para nenhum segmento que trabalha com atendimento ao cliente em loja que a pandemia do coronavírus deixou praticamente impossível realizar a tarefa de levar os consumidores ao ponto de venda. Isso acontece porque as medidas sanitárias de isolamento social reduziram a circulação geral da população e, agora, no início de um contexto pós-pandêmico, muitos clientes continuam receosos de frequentar ambientes com muitas pessoas.
Dessa maneira, rever as estratégias de marketing ou até mesmo adotar novas, com certeza, se torna uma possibilidade e, mais que isso, uma oportunidade. Em 2016, por exemplo, o setor de live marketing já movimentava no Brasil cerca de R$ 44 bilhões, segundo dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO). E, de lá para cá, ele se desenvolveu mais ainda e se tornou, atualmente, uma ferramenta indispensável para garantir a boa experiência dos clientes ao vivo, em loja, ou até mesmo à distância, no ambiente digital.
Mas, apesar da funcionalidade do live marketing ser comprovada, ainda existem profissionais que confundem esse conceito e acabam aderindo a estratégias que não entregam os resultados que uma ação verdadeira de live marketing entregaria.
Origem e significado do live marketing
Foi em 2013 que o termo Live Marketing surgiu no Brasil, e isso aconteceu no 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing. E, em linhas gerais, esse conceito pode ser compreendido como as atividades de marketing que possibilitam uma experiência viva entre as marcas e os públicos dela.
Trata-se de ações promocionais estratégicas que estimulam e provocam uma nova experiência com a marca por meio da sensorialidade, fazendo interação da marca com os sentidos dos clientes de maneira positiva, gerando engajamento e, possivelmente, conversão em compras.
De maneira mais abrangente, é também possível dizer que o live marketing compreende praticamente todas as campanhas/ações que permitem uma relação direta do cliente (ou possível cliente) com o produto, ou serviço ou com a marca, e isso tudo ao vivo, o que provoca experiências que resultam em vendas ou em valor subjetivo para a empresa.
Um ótimo exemplo de marca que trabalha muito bem suas ações de live marketing é a gigante Coca-Cola que fez a própria construção da marca a partir do marketing de experiência.
Puxando na memória, é possível lembrar das tradicionais caravanas de caminhões iluminados da Coca no Natal. Essa estratégia não tem uma relação direta com o produto, mas associa diretamente a marca a uma experiência positiva e também a uma data específica.
Nos últimos anos, a marca também lançou uma campanha com nomes impressos nas latas, o que imediatamente movimentou diversos consumidores a irem atrás de unidades com o seu próprio nome ou atrás daquelas com o nome de amigos e familiares.
Essa ação de live marketing foi expandida após o sucesso da campanha na Austrália que, aumentou o consumo de Coca-Cola em 7% entre adolescentes e jovens adultos. Já no Brasil, depois da campanha, além do lucro nas vendas, no primeiro mês a página do produto no Facebook atingiu um milhão de likes, contra 30 mil no período anterior à campanha.
Tipos de ações de live marketing
Ações promocionais
Existem inúmeras maneiras de colocar em prática as estratégias de live marketing, e a mais conhecida é a ação promocional, tendo em vista que promoções tendem a agradar os consumidores. Entretanto, isoladamente elas podem não gerar resultados duradouros, por exemplo.
Hoje, é muito comum realizar essas ações com ajuda das redes sociais, a partir de compartilhamentos e outras interações da marca com o público, e aproveitar esse recurso é crucial. Mas, vale lembrar: quando é possível aliar outras experiências sensoriais às promoções, o resultado é sempre mais relevante.
Ambientação de pontos de venda
Mesmo com o crescimento do comércio virtual, os pontos de venda ainda são referência de compra para muitos consumidores e, com as possíveis liberações de circulação em estabelecimentos comerciais pós-pandemia, é muito provável que exista um fluxo de retorno do público às lojas.
Nesse sentido, é preciso gerar a experiência certa ao cliente quando ele chegar ao estabelecimento, promovendo a interação do consumidor com os produtos ou com recursos tecnológicos que facilitem a ida à loja, como os totens de autocheckout e autoatendimento.
Eventos
Os também eventos são ótimas oportunidades de realizar a ativação de marca. É muito comum ver grandes empresas associando o seu nome a eventos esportivos, festas, festivais, e o que mais for possível. O ideal é que essas ocasiões tenham relação direta com o público da marca.
No evento, as empresas podem proporcionar experiências sensoriais diversas aos participantes. Isso pode acontecer por meio da distribuição de brindes, por exemplo.
Benefícios do live marketing para as empresas
O fato de aceitar várias técnicas para sua implementação já é um benefício por si só, porque indica que o Live Marketing é bastante flexível e pode ser adaptado conforme o perfil e os objetivos de cada negócio. Mas, além disso, ele pode gerar outros desdobramentos.
Repercussão
Ao se aplicar, por exemplo, a combinação de Live Marketing e marketing digital, que já foi comentada acima, é possível dar alcance global a uma ação local, fazendo que mais pessoas sejam atingidas, e não somente o público que está presencialmente na loja.
Confiança
O Live Marketing também pode ajudar a transmitir uma imagem de mais transparência ao público, porque mostra a funcionalidade e objetivos da marca em tempo real, de uma maneira mais espontânea.
Em um evento ao vivo, por exemplo, imprevistos e até erros podem acontecer, e isso dá ao público uma certeza mais forte de que estão vendo algo verdadeiro sobre a empresa.
Vínculo
É inegável que o relacionamento do cliente com a marca é mais forte quando o contato é direto. Ou seja, a partir do momento em que ele tem uma experiência pessoal com a empresa, ele forma um vínculo que supera a relação de consumo. E tal vínculo pode gerar fidelização desse consumidor a longo prazo.
Com todos os benefícios citados, conhecer bem o público da empresa e fomentar o uso do live marketing para gerar mais contato com os consumidores se torna algo fundamental em um cenário cada vez mais competitivo.
E produzir relevância para públicos que são impactados diariamente por estratégias de outras empresas é algo que exige atenção e profissionalismo. Por isso, na hora de desenvolver ações específicas de live marketing e com grande alcance, é necessário contar com ajuda especializada.