A liderança é uma característica essencial para qualquer negócio dar certo.
Saber conduzir e integrar talentos para atingir objetivos é indispensável quando se fala do mundo atual.
Todos os tipos de liderança possuem pontos positivos e negativos. O que muda na liderança participativa é que todos os colaboradores, em especial os líderes, tornam-se um time consistente e ativo, unidos pelas metas e propósitos do supermercado. Muitas vezes, o ato de liderar é confundido com o de gerenciar.
Há quem acredite que se trate de administrar os recursos, que podem ser as pessoas, em busca de um objetivo estratégico. Embora essa seja uma das funções, ela pode ser muito mais que isso e é assim que surge a liderança participativa. Ela se relaciona com a capacidade de envolver as pessoas em um propósito ou ideal e de incentivá-las a agir. Essa abordagem faz com que os liderados admirem o
líder e até mesmo queiram ser como ele.
Consegue perceber a importância dessa ação?
Liderança não tem fórmulas mágicas e sim um padrão holístico que envolve comportamentos, atitudes e cada líder tem diferentes pesos em seus atributos e formas diferentes de ensinar. Com este perfil, os gerentes líderes dos supermercados, no intuito de otimizar as relações entre líderes e colaboradores, convergem para a busca de soluções que tragam benefícios a ambas as partes. Neste contexto, deverá
ter a capacidade de estimular as habilidades dos funcionários, estabelecer alianças com agentes externos, saber reconhecer erros e acertos, recompensar iniciativas e mais que isso, ser criativo, dinâmico e comunicativo, tendo a humildade de reconhecer fracassos e de aprender juntamente com seus colaboradores.
Enfim, esse líder precisa aceitar o desafio de mudar para que possa criar um ambiente na loja, no qual os colaboradores também queiram mudar. E é assim, com essas características que você se torna um líder participativo.
O papel do líder: A rotina gerencial no varejo
Dentro da rotina gerencial do líder no varejo, acompanhar o quanto o estabelecimento conseguiu vender e crescer, assim como fazer a leitura e a análise de indicadores para a tomada de decisões são algumas de suas atribuições. Saber lidar com as informações de resultados, é essencial, já que alcançar metas é fundamental para a área de vendas e a sustentabilidade do supermercado.
No varejo, assim como em qualquer outro ramo de negócio, pensar no bem-estar do colaborador e trabalhar para fazê-lo se sentir motivado é imprescindível para que o supermercado consiga alcançar bons resultados e bater as metas. Dar autonomia para que os colaboradores possam tomar decisões por si próprios é mais uma parte do papel de líder, mas é preciso encontrar o limite e o ponto de equilíbrio.
No processo de gestão de pessoas também está incluído o planejamento de treinamentos para capacitar e qualificar a equipe. E no que diz respeito ao líder, é ele quem vai observar as demandas e necessidades que precisam ser desenvolvidas para melhorar o desempenho da equipe e determinar qual o melhor caminho.
Para realizar uma boa liderança devemos crer que estamos em uma via de mão-dupla, na qual damos oportunidades e recebemos respostas.
Hoje, a liderança necessita ser muito mais participativa, pois os colaboradores
querem se sentir úteis e importantes. Modelos ultrapassados de líder, do tipo “Eu mando”, você obedece não encontram espaço, além de terem o poder de desestimular os colaboradores nas lojas.
A busca por resultados positivos será sempre um foco que o líder jamais poderá perder de vista, porém, os métodos para alcançá-los devem primar pela razão e o bem-estar coletivo de sua equipe. Isso é possível quando o líder busca em seus colaboradores, muitas das respostas que necessita. É importante não ter medo de inovar e aceitar sugestões. Porém, o medo também tem o seu lado positivo, ele é o
ponto de equilíbrio para que se avalie toda a possibilidade de atuação e se realize planejamento, evitando assim, jogar no escuro da sorte.
Liderança é um grande aprendizado, porém, para aprender é preciso confiar e acreditar que é possível mudar.
Os líderes são a ligação entre os objetivos da loja e as pessoas. Quando bem-preparados, eles conseguem o engajamento de toda a equipe.
Liderar é a habilidade de influenciar, persuadir, motivar as pessoas com o objetivo de atingir metas em comum. É um processo contínuo de escolhas que permite ao grupo caminhar na mesma direção. Entretanto, é fundamental que o líder tenha uma perspectiva a médio e longo prazo, competências e habilidades na área em que atua para poder comandar, dirigir, orientar e agir a favor da organização, sem
decepcionar seus seguidores.
Os desafios de ser líder
O desafio de liderar representa um processo complexo. Já se perguntou qual é a percepção dos funcionários de uma loja ou uma rede de supermercados em relação aos seus superiores hierárquicos?
Uma sugestão é realizar pesquisas internas com os funcionários. A partir desta pesquisa, o supermercado pode compreender os reflexos de cada estilo de liderança, relacionado com o clima interno bem como promover melhorias e adaptações necessárias.
A motivação focada apenas na remuneração não assegura o futuro, pois não inclui outros valores que também influenciam as pessoas a um desempenho melhor, isto porque muitas vezes embora os salários sejam iguais, os desempenhos são desiguais.
Ser fiel ao seu discurso é indispensável. Não adianta falar uma coisa e fazer outra, pois só vai gerar dúvidas e quebrar a confiança. Tenha o cuidado de se manter fiel ao que você acredita e ao que transmite aos colaboradores.
Assim, os líderes, precisam buscar motivar os funcionários a partir de um conjunto de instrumentos, que envolvam não apenas vantagens monetárias, mas também perspectivas de crescimento e desenvolvimento individual.
Inclusive, isso ajuda a posicionar a marca tanto entre clientes quanto entre colaboradores, ao ser vista como boa empregadora. É algo que pode gerar diferenciação.
Os tipos de liderança
Você atua na área de Recursos Humanos (RH) de Supermercado e tem o desafio de treinar seus líderes? A grande reclamação é que eles passam boa parte no ‘operacional’ e deixam a liderança de lado?
Em muitos supermercados o líder saiu do ‘operacional’. Um excelente Açougueiro virou o Encarregado, o melhor Repositor agora é o líder do setor. Ótimo!
Isso é sinal de que sua loja aposta em seus colaboradores e há possibilidade de crescimento.
Mas, o grande problema começa quando isso não tem um critério claro e avalia-se, somente, a capacidade técnica e pouco as competências de liderança. De maneira a fazer uma comparação mais resumida do que vem a ser cada tipo de liderança, destacamos as três abaixo.
- Líder-Servo: nada mais é do que uma forma de gestão no qual o líder se
concentra nas necessidades dos colaboradores de sua equipe, antes mesmo de
considerar as suas próprias. É ajudar a equipe a se desenvolver, na resolução de
conflitos internos/externos ou na remoção de impedimentos que eles possam ter no dia a dia. O líder servo não está preocupado em dar ordens, mas sim em servir os seus liderados da melhor maneira possível. Diferente do que acontece na liderança tradicional, que envolve o acúmulo e exercício de poder por alguém que está no topo da pirâmide hierárquica da organização, o líder servo sempre irá compartilhar o poder, delegar atividades auxiliar o crescimento de carreira das pessoas que estão em sua volta.
- Líder-Congruente: é aquele que fala algo e que age de acordo com o que fala, de acordo com o valor que expressa, com o valor que admira que dá importância. Congruente é o líder que o discurso esta harmônico com as ações. Este tipo de líder está bem resolvido com as suas próprias situações e dilemas internos. Podemos afirmar que, o líder congruente é um exemplo de vida e exerce autoliderança. Portanto, fica aqui a reflexão, como é, e o que fazer para ser um sucesso e conseguir congruência?
- Líder-Egocêntrico: é marcado pelo personalismo dos que estão compactuados com vantagens e glória meramente pessoais. Pensar de si e para si é uma característica bem definida da liderança marcada pelo egoísmo. Esta busca freneticamente o reconhecimento dos liderados. Gosta do pódio. Exerce uma filosofia maquiavélica, isto é, se utiliza de meios convenientes para gerar resultados. Na cabeça da liderança egocêntrica está a megalomania ou mania de grandeza. A liderança egocêntrica se vale do cargo para se promover. Geralmente é uma liderança insensível em relação às necessidades dos seus liderados produzindo medo. Liderar de forma egocêntrica é um grande prejuízo para a loja ou para uma de rede de supermercados ou qualquer outra empresa. É uma liderança dominadora ou ditadora, maldosa e doentia.
- Diante do desejo que os liderados inovem, é preciso, em primeiro lugar, dar o exemplo. Então, para seu supermercado ter bons resultados e conquistar o clima necessário para um bom trabalho, devemos considerar que grande parte dos funcionários refletem a motivação ou falta de comprometimento do seu líder imediato. Por isso, a área de RH deve selecionar bons líderes. É uma atividade imprescindível para o sucesso do seu supermercado. Contar com líderes comprometidos atuando diariamente mesmo sem a presença do diretor ou proprietário do estabelecimento só é possível mediante treinamentos constantes e intensas cobranças de resultados.
A incrível arte de delegar tarefas
Saber delegar tarefas é mais do que dizer o que cada um deve fazer. A partir do momento que souber identificar o perfil de cada colaborador que compõe sua equipe, suas principais habilidades, independente do currículo, será mais fácil definir o que cada um é capaz de executar e da melhor maneira possível. Com base nisso, as chances de sucesso serão maiores.
Além de conhecer a sua equipe, é essencial que você tenha conhecimento dos processos e ferramentas necessários para a execução das tarefas. Você não precisa ser um expert em todas as atividades da sua área, mas é imprescindível ter alguma familiaridade para estabelecer prazos, prever possíveis dúvidas e dificuldades para a conclusão da demanda. Ser claro o que se espera da tarefa com prazos, metas, metodologia são itens que devem ser considerados prioritários.
Imagine que um colaborador é delegado para uma atividade complexa e o gestor a descreve como se fosse simples e rápida. Esse comportamento gera frustração por parte do funcionário e pode diminuir a credibilidade do gestor em gerenciar sua equipe.
A incrível arte de delegar tarefas não exime o gestor e/ou líder de suas responsabilidades. Tanto o sucesso quanto o fracasso dependerão da sua habilidade. Afinal, você está preparado para “arregaçar as mangas” e formar a melhor equipe do seu supermercado?
Principais atribuições de um líder
O papel do líder em um supermercado é de grande importância para o setor operacional, estratégico e faturamento do estabelecimento. Que na realidade do varejo quase sempre são chamados de gerentes e a maneira ideal como cada uma delas devem ser executadas. Vamos lá!
- Gerenciar pessoas e administrar escalas de horários
Essa é basicamente a atividade mais essencial do gerente e/ou líder de supermercados. Possuir habilidades de comunicação para lidar com os mais diferentes perfis de funcionários torna-se um diferencial para conseguir manter uma equipe unida e motivada focada em vender mais e atender com excelência. Todo gerente e/ou líder deve procurar por cursos que lapidem suas habilidades de gerenciamento de pessoas. Ninguém sabe de tudo e sempre há o que acrescentar quando se trata de comportamento humano e a maneira de influenciar pessoas com foco em resultados. Essa é uma atividade importante, mas o papel de um líder não se resume a execução dessa atividade isolada, um líder precisa ser completo para trazer bons resultados.
- Definir metas por setor e cobrar resultados
É importante que o gerente e/ou líder tenha em mãos os dados que revelem a situação da loja. Com base nesses números o gerente deve estabelecer uma meta geral para todo o supermercado e posteriormente uma meta diferenciada para cada setor do estabelecimento. Os setores reagem de forma distintas e precisam sempre estar em sintonia para que o resultado geral seja positivo. Atente-se para que cada setor entregue bons resultados e sejam cobrados e recompensados pelos números apresentados.
- Intermediar a comunicação entre a diretoria e os funcionários
Normalmente os organogramas são executados de forma vertical e não horizontal, dificultando o acesso à diretoria. Nessa situação o papel do líder é fundamental para comunicar as decisões da diretoria e/ou proprietário aos funcionários e levar as reivindicações dos liderados aos diretores.
- Dar feedbacks para os liderados
Todo funcionário precisa receber um feedback sobre como está desenvolvendo o seu trabalho, seja um feedback positivo ou até mesmo um construtivo/negativo. Existem técnicas que precisam ser levadas em consideração na hora de entregar esses feedbacks para que eles tragam resultados positivos e não acabem gerando apenas revolta nos funcionários.
Por exemplo, para parabenizar um funcionário por uma atividade bem executada ou por uma proatividade demonstrada no expediente e que fez total diferença, faça o elogio em público! Dê a este funcionário a motivação para estimulá-lo a repetir a ação mais vezes e superar-se a cada nova oportunidade.
Por outro lado, ao precisar chamar a atenção de algum funcionário faça isso em um local isolado, mesmo que o erro executado tenha causado um grande transtorno. É aconselhável que o líder mantenha a calma, esfrie a cabeça e chame o funcionário para uma conversa particular iniciando o diálogo exaltando as qualidades do funcionário e logo após mostrando onde ocorreu o erro e o que líder espera dele
diante dessa situação.
Certifique-se que não houve ruídos na comunicação e que seu liderado entendeu bem onde errou e como deve ser o seu comportamento de agora por diante. Esse momento de feedback construtivo pode evoluir de um gargalo para um divisor de águas na vida de um funcionário desde que seja realizado de forma inteligente e profissional.
Com o passar dos anos, o ponto de vista em relação às pessoas vem mudando e elas estão conquistando cada vez mais um papel de destaque nas organizações. Assim, deixaram de ser apenas parte do capital físico da empresa e passaram a ser vistas como provedoras de competências.
Na Era do Conhecimento, gerenciar um supermercado ou qualquer negócio envolve novas formas de liderar, preterindo as antigas relações de comando, controle e subordinação, e o constante receio de compartilhar conhecimentos.
Exige-se um novo perfil gerencial que propicie o comprometimento das pessoas, o espírito de equipe, a criatividade e a confiança. O novo líder deve encontrar no capital intelectual, formas de adquirir, incentivar e desenvolver o conhecimento que hoje é tão essencial à competitividade para qualquer organização.
Dessa forma, é necessário que qual seja o seu negócio entenda a importância do investimento em profissionais da área de gestão para que haja o pleno desenvolvimento de seus colaboradores.
Na era globalizada e com o constante avanço tecnológico é imprescindível que avaliem e invistam em profissionais de recursos humanos, pois são o motor de qualquer organização bem-sucedida.
Muito se fala sobre liderança hoje em dia. A quebra da ideia de que um chefe é só aquela figura que dá as ordens se transformou em alguém que está presente nos processos de gestão do supermercado, é um modelo que se baseia na organização e fundamentada em processos bem definidos.
A liderança participativa deve usar como base os valores fundamentais para que os objetivos e metas sejam cumpridos e a loja esteja bem-organizada. Dessa forma, o gestor e/ou líder deve compartilhar com o time a missão, visão, valores e cultura do supermercado, fazendo questão de se tornar um exemplo de
comprometimento com esses conceitos.