A importância do líder no engajamento e produtividade das equipes nos supermercados.
Por Eliane Carone
Quem não é do ramo nem imagina a logística por de trás dos produtos para consumo, sempre à disposição e perfilados estrategicamente nas prateleiras, gôndolas e geladeiras dos supermercados. Para chegarem até lá, uma complexa teia – confeccionada pelo trabalho conjunto das áreas administrativa, econômica, de marketing, recursos humanos, fornecedores e distribuidores – é tecida como obra de arte.
O que parece acontecer como em um passe de mágica, o fato de estar tudo sempre organizado, no lugar determinado e ao alcance da pegada do consumidor é, na realidade, resultado dessa estrutura que atua tanto nos bastidores, quanto na organização das lojas e no contato direto com o público. Pode ser considerada uma imensa orquestra, afinada e alinhada para vencer os muitos desafios desse comércio varejista tão diversificado.
Parte desse contexto, a área de recursos humanos com seus instrumentos de ação é fundamental para se tocar não só o negócio, como também a melhor sinfonia no setor supermercadista. Pois desde o recrutamento e treinamento, até o trabalho constante em cada função, está impressa e imperiosa a busca pela perfeição na atuação dos colaboradores. E só um grande maestro pode ajudar a se atingir essa meta.
Com a palavra, o líder!
Segundo o dicionário, líder significa aquele que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. E liderança, significa comando ou direção. Em recursos humanos, o papel do líder é fornecer as ferramentas necessárias para o sucesso das operações, guiando equipes para a colheita de resultados positivos.
Pois é este o profissional que vamos focar aqui: o líder nas equipes dos supermercados, a sua importância e diversas funções. Afinal, é ele o nosso maestro, aquele que vai reger os colaboradores, extraindo de cada um o melhor de si para a formação de equipes estimuladas e produtivas. Mas como esse líder consegue fazer isso?
O ponto de partida e a linha mestra desse líder está em transmitir aos funcionários os valores, propósitos e objetivos da empresa, para a criação de um time que incorpore esses mesmos ideais e, assim, tenha uma missão em comum a desempenhar no ambiente de trabalho. É o engajamento a essa ideologia a primeira pílula motivacional do pessoal, que passa a se sentir parte importante no processo corporativo. Dessa forma, o alinhamento dos propósitos individuais com as metas da empresa são a base de uma liderança de sucesso.
Mas, além de ser um porta voz das diretrizes da empresa, o líder é também o fio condutor do feedback das opiniões, necessidades, críticas e sugestões dos funcionários, sendo um canal de comunicação importante entre direção, departamentos, equipes e chefias. A avaliação dos líderes, por exemplo, permite a identificação dos pontos fortes e fracos de uma equipe, informação de grande valia para o setor de RH fazer ajustes necessários. Um bom líder é, portanto, também um mestre em azeitar relações, gerenciar conflitos e buscar soluções.
Motivação na pista
A palavra-chave para uma liderança é, sem dúvida, motivação. Sem ela, não há o retorno de uma participação ativa de pessoas, grupos ou equipes onde quer que seja. E motivar, no mundo organizacional, é a arte de transformar pessoas e grupos em equipes de sucesso.
Pousando na pista dos supermercados, e na prática do dia a dia dos seus corredores, essa arte de atuar no campo da motivação dos colaboradores exige técnicas, conceitos e muita sensibilidade. Pois a partir do terreno preparado com o engajamento de todos à filosofia da empresa, há muitas funções a serem cumpridas pelos líderes de cada equipe ou setor: dar exemplo, ser honesto, trazer segurança, ser responsável, fazer acontecer, comunicar expectativas , desafiar a equipe a pensar, recompensar bom desempenho, promover cursos, estimular carreiras – e, sobretudo, perceber e reter talentos na empresa.
Mas não é só. Cada liderança deve ter o domínio técnico da sua seção, pois só com esse conhecimento poderá capacitar as outras pessoas. Saber delegar é também essencial para se criar uma equipe organizada e eficiente. Distribuir tarefas e administrar o tempo das atividades de uma equipe são também de extrema importância.
Vamos aqui imaginar a seção de frios de um supermercado, onde o corte dos produtos é feito na hora e cobrado de uma forma tão exigente e diferente pelos consumidores. Uns querem fino, outros médio, outros grosso; presunto com ou sem gordura; rosbife mais ou menos passado…. Pois o líder da seção tem que dominar o assunto, saber fazer para poder explicar, e capacitar a contento dos clientes aqueles colaboradores. É um exemplo de um trabalho maçante, para se demonstrar os cuidados e atenção que um líder deve ter para conseguir bons resultados da sua equipe. Afinal, como se motivar um cortador de frios? Não parece fácil, mas um líder também deve ser dotado de criatividade e senso de humor suficiente …
A importância das lideranças
Como se pode ver, os líderes das muitas equipes que trabalham nas diversas seções de um supermercado são de fundamental relevância para que o sistema todo funcione com fluidez, competência e qualidade nos serviços. Por isso, escolher bons profissionais nessa área e investir neles é uma ótima estratégia de gestão.
Porque, na verdade, equipes engajadas, capacitadas e motivadas trazem, sem dúvida, resultados consistentes e com mais rapidez – sejam eles tangíveis, como lucro e retorno financeiro; ou intangíveis, como satisfação, encantamento e fidelização dos clientes.
E isso tudo é o que mais se pode querer para que a orquestra toda não desafine e toque as melhores notas no setor supermercadista.