Escassez de tempo na rotina diária faz crescer a busca por alimentos práticos
Não é de hoje que se ouve falar sobre a “correria” do dia-a-dia. Também é comum a sensação de que o ser humano está cada vez mais ocupado, tendo que lidar com as tarefas que o mundo contemporâneo exige. Boa parte desta sensação está atrelada às novas tecnologias, que permitiram inúmeros avanços sociais mas que também modificaram a maneira como nos relacionamos com o tempo. Na prática, existe a possibilidade de realizar mais em menos tempo e, sem perceber, as pessoas lotam as suas agendas e acabam esgotadas para realizar algumas tarefas consideradas triviais: cozinhar é uma delas.
Diante deste cenário, os brasileiros têm buscado cada vez mais praticidade, e isso inclui a hora de preparar as refeições. Dados da pesquisa Nacional Fiesp/Ibope Brasil Food Trends (2020) revelam que 34% dos consumidores do país trabalham em tempo integral e possuem pouco tempo para se dedicar à alimentação da família, o que faz com que as refeições prontas congeladas sejam bastante consideradas na hora de abastecer os lares.
Um outro estudo, feito pelo Consumer Watch Express Shopper, da Kantar Worldpanel, comprovou este ponto, já que a análise constatou que 61% dos brasileiros optam por pratos congelados em suas refeições, prontos ou semiprontos. Curioso, não? Tais índices demonstram, com clareza, a necessidade do supermercadista pensar mais estrategicamente sobre a área destinada para a ilha dos congelados, pois, para se adaptar à realidade do shopper, é preciso estar atento às mudanças no comportamento de compra.
Capriche na visualização
É de conhecimento geral que o ser humano é muito visual na hora de comprar, certo? O que indica imediatamente que recursos visuais bem utilizados podem transformar a experiência e ajudar na conversão da compra. Essa ideia funciona também para a ilha de congelados, que, antigamente, não tinha o destaque necessário.
Na hora de montar essa área do supermercado, indica-se o uso de novos recursos para tornar o ambiente mais atrativo aos olhos dos clientes. Então, em vez de deixar apenas freezers e geladeiras brancas por ali, que tal utilizar letreiros, cartazes e outros recursos mais “quentes” na composição?
Combine produtos
Além dos produtos comumente encontrados na ilha de congelados, os profissionais dos supermercados também podem optar por combinar outros produtos no mesmo espaço, o que pode garantir uma comprinha a mais na hora em que os clientes circulam com os carrinhos. Por exemplo: quem vai comprar alguns petiscos congelados como nuggets e batatas fritas, talvez possa se interessar por uma cerveja geladinha para acompanhar. Essa inteligência ainda permite a sensação de que o estabelecimento possui tudo o que o cliente precisa para satisfazer as vontades dele.
Entenda o público consumidor
Diferentes dados do setor supermercadista indicam que o público principal dos alimentos congelados são conhecidos como jovens ou jovens-adultos – uma faixa etária bem específica. Dessa maneira, é fundamental que a seção de congelados esteja preparada pensando em quem realmente vai passar por ali. Isto permite aos gestores o desenvolvimento de uma comunicação diferenciada e focada na linguagem desse público. As indústrias de alimentos já sabem desse nicho e têm investido em uma linguagem de marca que atrai esse perfil. Uma boa dica é aproveitar o que os fornecedores criam para esta parcela de consumidores e aplicar nestes ambientes.
Troque os produtos em destaque
Normalmente, os produtos de maior saída no mercado tendem a ficar mais disponíveis para visualização – e isso é o correto. No entanto, alternar produtos também pode ser uma boa ideia na hora de mostrar variedade e novidades. Pense em aproveitar lançamentos, ofertas, datas sazonais ou, até mesmo, as diferentes embalagens que algum produto possa ter. É uma mudança simples, mas que não passa despercebida pelo cliente.
Recolha dados e faça análises
Inovar é uma necessidade sempre, mas garantir que mudanças e experiências novas sejam positivas para o supermercado é algo que exige consistência. Por isso, é fundamental recolher e analisar dados sobre o público consumidor, visto que só assim é possível constatar mudanças necessárias e garantir que as medidas para atendê-las sejam as ideais. O gerenciamento de categoria é um importante aliado na hora de estabelecer os itens que devem compor a seção de congelados.
Como qualquer área do supermercado, a ilha de congelados também pode ganhar muito com a utilização de técnicas de exposição que já são aplicadas no hortifruti, por exemplo. A ideia de trabalhar as cores para garantir uma visualização melhor dos ítens e organizar os produtos para transmitir uma sensação mais harmônica e visualmente mais agradável na hora da compra. Essas diferenças podem mudar a relação do público com sua loja e garantir aumento nas vendas em qualquer época do ano.