O mês de novembro é repleto de feriados. São pelo menos dois dias de folga que, quando bem planejado, podem render boas vendas para os supermercados. Apesar das datas não terem apelo comercial como outros feriados como Natal e Páscoa, algumas dicas são bem-vindas para girar o estoque e aumentar o ticket médio dos clientes.
É importante lembrar que, mesmo que no dia do feriado muitos clientes não escolham ir às compras, esses recessos são ótimas opções para quem quer curtir o descanso na companhia de amigos em festas como churrascos e almoços festivos. Esta é uma razão para criar dias de ofertas e promoções de itens que podem ter saída junto ao seu público na semana que antecede o feriado. Aqui, valem duas observações: conhecer quais produtos o shopper de sua loja costuma comprar mais. Carnes para churrasco e cerveja ou produtos premium de armazém? Assim, você consegue planejar o que não pode faltar nas gôndolas.
E é sobre a disponibilidade de itens o segundo ponto. De nada adianta criar promoções e conhecer o público se o estoque não estiver abastecido. As rupturas (falta de mercadorias) geram frustração e impactam na experiência de compra do cliente que, chateado, pode não voltar.
Agora, se o estoque está pronto e as ofertas preparadas, é hora de treinar os colaboradores para que saibam auxiliar os consumidores nos dias de maior movimento. E, claro, ampliar a comunicação de loja e também das redes sociais para que todos saibam as novidades e possam se planejar com os melhores produtos da sua loja.