Para medir a situação dos preços dos produtos, o IBGE produz estudos mensais para saber o que
mais teve variação de valor em um determinado período do ano. O mais comum destas análises é o
Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. Nesta conta, o indicador mostra como se
comportaram os preços pagos em produtos e serviços de 90% dos brasileiros que vivem em áreas
urbanas.
Entram nesta pesquisa, artigos bastante variados como alimentos tradicionais do dia a dia do
brasileiro, como arroz, feijão, carnes e legumes, mas também serviços como mensalidade escolar,
consultas médicas, tudo catalogado de forma a ter um peso que corresponda à importância dele
para todos os brasileiros, por isto, os itens como alimentação tem uma importância maior.
Esta avaliação é importante porque ajuda o país a entender em quais setores os preços estão em
desacordo com as metas de inflação. Se alguma categoria está muito acima, fica fácil de identificar e
buscar entender quais os fatores que levaram a subida de preços – ou a queda se for o caso. Para a
indústria e o varejo alimentar, este indicador mostra como as famílias tendem a investir o dinheiro do
mês, já que itens muito acima da inflação costumam ficar de fora do carrinho de compra. Assim,
desenham-se estratégias para aumentar o giro de produtos que encareceram ou a mostrar
alternativas de itens similares que cabem no bolso do consumidor.