Novo ano chegando e quem pensa em começar um novo trabalho deve se concentrar em preparar bem um currículo vencedor. Com algumas dicas, é possível destacar-se para começar um novo ciclo com novas oportunidades profissionais. Confira algumas ideias para fazer a diferença.
Seja direto. Currículos muito longos, que ultrapassam duas páginas, se mostram cansativos e, em uma pilha de outros arquivos, os recrutadores têm mais preferência por aqueles que são mais simples. Cuide também com a fonte que você escolhe para escrever. Opte por tipos mais clássicos e tradicionais, já que estas costumam ser mais legíveis. Nada também de formatos com cores, desenhos, ilustrações ou formatos que fujam de um texto simples, limpo e em tópicos.
Escolha o histórico mais interessante para a função escolhida. Às vezes, a trajetória do candidato é extensa, mas nem por isso todos os lugares em que ele trabalhou são do interesse da empresa que ele busca uma oportunidade. Adapte seu currículo para cada nova oportunidade. Assim, você o deixa mais próximo da realidade de cada empresa. E claro, não deixe de incluir atividades que te tornam diferente dos outros candidatos, como trabalhos voluntários, históricos como atleta, integrante de conjuntos musicais,… é importante mostrar um pouco da sua personalidade para além das competências técnicas.
E não se esqueça de manter seus perfis online atualizados. Seja no LinkedIn ou em outro banco de talentos, é importante ter todas as ferramentas em dia. É cada vez mais comum que estes espaços sejam utilizados em parte do processo seletivo e deixar de incluir algum dado ali pode custar caro apenas por falta de atenção.