As posições de liderança no Brasil são ocupadas predominantemente por homens. Pesquisa da BR Rating, uma das principais empresas de levantamentos corporativos do país, revelou que 85% dos cargos de diretoria são preenchidos por profissionais masculinos e 16% por mulheres. Apesar da diferença, o setor supermercadista tem importantes representantes que mostram que é possível conquistar cargos de liderança na gestão das grandes redes. Conheça algumas dessas inspirações.
Daniela Lacerda tem apenas 29 anos, mas já é CEO da Corujão 24h, um dos principais supermercados da Bahia. Em 2014, iniciou a carreira no varejo com um pequeno depósito de bebidas. Sete anos depois, tornou-se a empresária mais jovem do setor no estado. A revista Exame publicou que o sucesso de Daniela é tanto que as seis unidades da rede faturam 285 milhões por ano. Uma liderança a ser celebrada!
Outro exemplo de persistência e amor ao que faz é Cristiane Raya, do Hortifruti Fartura. Com 42 anos de história, a rede é uma das pioneiras do ramo no estado de São Paulo. A paixão de Cris, como é conhecida, vem de família, já que seus pais e avós eram comerciantes antes mesmo de emigrarem de Portugal. A rede tem foco nas vendas de frutas, verduras e legumes, com prioridade na exposição, qualidade e variedade do que fornecem.
Por fim, mais uma Cristiane está nesta lista, agora a diretora de operações do Extra. Christiane Cruz Citrângulo tem mais de 30 anos de carreira no varejo. Teve passagens pela Unilever, Nestlé, Carrefour e atualmente trabalha no GPA, grupo que detém a marca Extra. Ocupou também postos como Diretora Comercial e Diretora de Marketing. Esteve à frente de inovações recentes da marca, como o investimento de R$ 1,5 milhão em cada loja e no aumento de 20% do quadro de colaboradores das unidades.