Com o início de 2023, é comum que as marcas que desejam se manter competitivas e relevantes no mercado estejam com os olhos voltados para as principais tendências de marketing. Segundo a empresa de consultoria Gartner, o investimento no setor, que cresceu de 6,1% em 2021 para 9,5% em 2022, tende a aumentar em 2023. As mudanças são constantes, assim como no passado o foco das marcas estava no produto, hoje a experiência do cliente é prioridade, e cabe às empresas adaptar as estratégias de acordo com as necessidades e expectativas do consumidor. 

Durante o ano anterior, inteligências artificiais, especialistas e estudos apresentaram diversas tendências de marketing que ganhariam força em 2023. Entre as análises realizadas, três principais devem se destacar no mercado nacional ao serem incorporadas pelas marcas.

A volta de eventos presenciais

Após o fim da quarentena, o retorno de eventos presenciais será a opção de empresas que querem se conectar com os clientes, aumentar o reconhecimento da marca e até mesmo fortalecer a relação com os colaboradores internos. As interações realizadas pessoalmente também são um indicador de como está a percepção da marca pelo público. “É fundamental que as marcas reconheçam a importância da relação presencial. A internet possui grande impacto no setor de marketing, mas não anula a interação face a face. Cada estratégia tem o seu lugar, os eventos fortalecem a imagem da marca e a aproximam do consumidor ou colaborador”, explica Rita de Cássia, sócia da Criar.me.

Marketing de influência criando conexões – Umas das estratégias que estará em alta em 2023 são as campanhas que envolvem ações de marketing de influência para aumento de vendas e construção de uma reputação positiva não apenas da marca, mas também do produto oferecido. De acordo com Rita, a construção de campanhas passou por transformações, enquanto antes garotos-propaganda e artistas participavam dos anúncios, hoje as marcas procuram maior proximidade do consumidor e, neste cenário, os influenciadores entram como ponto de conexão com o público-alvo, já que estão diariamente em contato com as pessoas através das redes.

Influência da Geração Z nas ações de marketing 

Os nascidos entre a segunda metade da década de 1990 até 2010 são a parte da população que cresceu assistindo e participando da ascensão das mídias digitais, o que contrapõe a forma que ocorrem as tomadas de decisões dos millennials. E, de acordo com a tendência, esta geração terá cada vez mais influência nas decisões das marcas, além da conexão com influenciadores digitais. 

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