Mesmo os supermercados mais convencionais tiveram que adaptar sua operação de vendas durante a pandemia.
Estamos falando aqui das compras online, um formato de venda que explodiu do ano passado para cá e que só mantém a tendência de alta. Entre fevereiro e março de 2019 e o mesmo período de 2020, o aumento das vendas em supermercados cresceu 80% de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
O estudo “Supermercado e Hábitos de Compras”, realizado pelo UOL, mostrou que as compras em supermercados via internet tiveram aumento de 57% durante toda a crise da Covid-19, mostrando que a tendência do início se manteve nos anos posteriores. 59% desses entrevistados manifestaram interesse em permanecer comprando online depois que a pandemia terminar. A pesquisa revelou que 32% escolheram essa modalidade porque preferiram não sair de casa no período e 29% disseram que as promoções atrativas de aplicativos e sites foram determinantes pelo formato digital.
O levantamento ainda concluiu que 33% dos entrevistados adquirem itens de supermercados pela internet a cada 15 dias, sendo os itens mais procurados alimentos não-perecíveis (38%), produtos de higiene e cuidados pessoais (37%), produtos de limpeza (31%) e alimentos perecíveis (26%).
Diante de tantos índices positivos, as compras virtuais irão ganhar ainda mais importância pelos gestores do setor durante os próximos anos.