Com a pandemia sob controle devido à vacinação massiva em todo o país, muita gente voltou a frequentar os supermercados como faziam antes do isolamento social. Mas, apesar da circulação de clientes em loja estar normalizada, os modelos de compra online mantiveram tendência de alta, o que mostra que esse hábito veio mesmo para ficar.

Pesquisa da Kantar com empresas de vários países da América Latina mostrou que durante a pandemia, houve crescimento em 41% das compras feitas em sites ou aplicativos de supermercados, 10% em negócios que só trabalham em meios virtuais e 34% em por meio de aplicativos de mensagens.

Em 2021, de acordo com o levantamento da Linx, empresa focada em pesquisa de varejo e softwares de gestão, houve crescimento de quase 40% na quantidade de pedidos feitos de forma online em comparação a 2020. Ou seja, mesmo com um ambiente mais normalizado, as vendas online se mantiveram em expansão.

Em 2022, mais boas notícias. Pesquisa da Nielsen revelou que pedidos de alimentos e bebidas somaram aumento de 128% no primeiro semestre. Em comparação, o setor de medicamentos registrou aumento de 56,8%, o que mostra que o varejo alimentar mantém tendência de alta nos formatos virtuais. E para 2023, como será que os supermercadistas vão se preparar para um cenário cada vez mais online? Vale pensar nesse novo jeito de comprar que conquistou os brasileiros.

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