Explicamos como impedir que o seu supermercado sofra as consequências dessa realidade

Em 2021, o Brasil bateu recorde na taxa de endividamento. De acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as famílias brasileiras continuam altamente endividadas. Os dados da CNC relatam um novo recorde no número de devedores no mês de agosto do ano passado: cerca de 72,9%, o que corresponde a 11,89 milhões de famílias com alguma dívida em aberto. A Pesquisa de Título Endividamento e Inadimplência do consumidor (Peic) apontou um cenário semelhante: 83% do endividamento das famílias se concentram no cartão de crédito, principalmente porque, nos lares de baixa renda, esse meio de pagamento tem sido utilizado para comprar itens básicos, como comida.

A diferença é que, além do maior endividamento, como dito, a inflação também tem impactado no poder de compra. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou alta de 1,73%, a maior taxa dos últimos 27 anos. Apesar das dívidas e dos preços em variação, o brasileiro precisa abastecer suas casas, afinal a ida às lojas do setor é parte da rotina da família. Para que este cenário de dificuldades não tenha impacto no caixa da sua loja, separamos algumas dicas para aplicar na rotina do supermercado em relação aos consumidores.

Análise de crédito automatizada

É fundamental que a sua empresa tenha um sistema de consulta de crédito, isso porque, dessa maneira, fica mais evidente quem são os consumidores aptos para abrir uma linha de crédito com a sua loja, o que evita possíveis inadimplências futuras. Utilizando as ferramentas disponíveis pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), você consegue ter acesso às informações disponíveis no mercado e que concedem um histórico sobre o cliente que quer comprar com você.

Peça referências quando possível

Apesar da prática estar caindo em desuso, ainda é possível solicitar aos clientes algumas referências pessoais ou profissionais que possam atestar as informações concedidas por eles. A ideia é ter um reforço sobre as informações disponíveis para consulta.

Prefira pagamento com cartões

O crediário ainda é uma forma muito usual de venda, mas sempre que for viável o ideal é garantir que a compra seja feita com cartão de crédito, porque, em casos de inadimplência, você recebe normalmente e quem será a responsável pela cobrança é a operadora do cartão.

Dê descontos

Em geral, essa dica vale para pagamentos à vista ou até mesmo para parcelamentos, mas somente para aqueles feitos em poucas parcelas, ok? A ideia pode ser não cobrar juros até um número determinado de parcelas ou ainda conceder um desconto especial para quem estiver disposto a pagar o valor à vista e na hora. Essa prática evita compras parceladas e garante o recebimento imediato do valor vendido.

Bom relacionamento também ajuda a combater a inadimplência

Pode até parecer que não, mas quando o estabelecimento mantém com o cliente um canal de comunicação utilizado em outros momentos, e não apenas na hora de fazer cobranças sobre uma determinada compra, há mais chances do consumidor honrar os pagamentos com a sua empresa. Isso acontece principalmente porque a imagem da empresa ficará mais presente na mente do cliente e a simpatia pela loja pode aumentar, garantindo que na hora de escolher entre quais dívidas pagar, a sua empresa seja priorizada. Além disso, um bom relacionamento pode contribuir para que o seu cliente indique a sua loja para amigos e familiares, gerando novas vendas para o seu negócio.

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