Para fidelizar os clientes, uma das principais ferramentas é oferecer um atendimento eficaz. E isto é algo que vai muito além da simples relação de compra e venda. Um atendimento bem feito acaba sendo um diferencial tão importante que faz as pessoas gastarem mais em determinado produto ou serviço se o atendimento for bom. Quando as técnicas são bem aplicadas, aumenta-se a receita do estabelecimento e fortalece a imagem da marca junto ao público.
Para tanto, é preciso conhecer bem o público com quem você vai lidar. Entender as necessidades e as expectativas a partir de pesquisas de satisfação e mesmo do monitoramento online do comportamento destas pessoas faz diferença. Inclusive, com a popularização do e-commerce, inclusive no setor supermercadista, a atenção online é tão importante quanto a realizada nos ambientes físicos.
É importante manter clareza nas explicações e passar mensagens objetivas, para que não haja dúvida sobre a necessidade que o cliente precisa. Se estiver na solução de um problema, deixe a pessoa atendida sempre ciente dos passos que estão sendo tomados, mantendo-a a par da situação, isso ajuda a criar uma experiência positiva e memorável. Casos assim podem transformar crises em oportunidades de estreitar a relação com o público.