Uma volta em qualquer supermercado e já é possível perceber: as flores e plantas tem sido cada vez mais presentes na oferta dos varejistas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibaflor), o mercado nacional deste tipo de produto teve receita de R$11,8 bilhões em 2022, 4,7 bilhões somente no estado de São Paulo. Atualmente, o setor concentra 53% dos empregos diretos no mercado de flores brasileiro.
Isso quer dizer que mais gente está comprando flores e os cuidados com estas belezas precisam ser intensos, já que cada tipo precisa de uma condição especial. Por isso, antes de tudo, é preciso reservar um espaço específico para a venda, de preferência sem circulação intensa de clientes e que seja um ambiente arejado, para que elas não sejam danificadas por falta de conforto.
Também é preciso atentar-se à iluminação e à temperatura destes locais. Plantas têm necessidades específicas e tratá-las da mesma maneira pode acarretar na morte de muitas delas – e prejuízo para a loja. Cercar-se de uma equipe que entenda como manusear flores faz a diferença, inclusive na hora de escolher os fornecedores e acompanhar a chegada delas ao ponto de venda.
Uma vez bem cuidadas e armazenadas, é hora de investir na ambientação para encantar os clientes. Adquira cores variadas de flores, com tamanhos e formatos diferentes, isso atrai mais pessoas para a seção. Vale também sempre oferecer produtos de jardinagem, assim, quem precisar repor algum item deste segmento vai naturalmente se encantar pelos exemplares da sua loja.