Você quer começar a trabalhar, mas, como nunca fez isso antes, não tem experiência profissional. Esse é um verdadeiro paradoxo. No entanto, resolver essa equação e encontrar o primeiro emprego pode ser menos complicado do que você imagina!
Existe uma série de vantagens em trabalhar no varejo e a principal é ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Isso porque trabalhar no comércio, seja como operador de caixa, balconista, vendedor ou estoquista, por exemplo, é uma experiência completa em termos de contato com clientes, organização de mercadorias nas gôndolas, relacionamento com distribuidores e negociações com clientes e fornecedores.
Cada vez mais estabelecimentos varejistas aceitam menores aprendizes para ocupar essas posições.
O setor varejista tem espaço para profissionais de várias áreas em diferentes cargos. Entre fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas, o setor é o segundo que mais emprega pessoas.
Primeiro emprego: um marco na vida
O primeiro emprego é um marco na vida de qualquer pessoa. Isso porque, geralmente, é a partir da entrada no mercado de trabalho que o jovem descobre qual profissão quer seguir.
É nessa experiência que o jovem profissional passa a ter responsabilidades de gente grande. Afinal, cumprir uma tarefa no trabalho não tem o mesmo peso de entregar uma redação na escola.
O setor varejista tem crescido nos últimos anos e com a desaceleração da indústria, as vagas de emprego no comercio acabam se tornando mais atrativas e disponíveis no mercado de trabalho. Mesmo em um cenário de crise, os varejistas brasileiros têm se mantido fortes, se reinventando em meio às dificuldades e impulsionando a economia do país. Mesmo com a economia brasileira precisando crescer, é necessário capacitar os futuros profissionais para dar conta da demanda.
Essa tarefa só será possível com a inclusão do jovem no mercado de trabalho, para que ele ganhe experiência e, quando tiver mais idade, possa desenvolver tarefas mais complexas.
Além do salário e da possibilidade de juntar um dinheirinho desde cedo, um
emprego proporciona diversos tipos de aprendizado como:
- Comprometimento com valores empresariais e desenvolvimento de capacidades como gerenciamento do tempo;
- Desenvolvimento de responsabilidade profissional, social e legislativa;
- Aperfeiçoamento das chamadas “softs skill”, ou seja, as capacidades inerentes ao ser humano. Entre essas habilidades estão trabalho em equipe, empatia e abertura para o aprendizado constante.
Estudo recente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que o varejo emprega cerca de 26% dos trabalhadores com carteira assinada, ou seja, mais de 8,5 milhões de pessoas. “O segmento emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e gera impacto em dois terços do PIB do país.
Hoje, o Brasil conta com programas como Jovem Aprendiz e a Lei do Estágio, que direcionam os jovens para atividades que podem ser o passaporte para o mercado de trabalho e proporcionam que a teoria vire prática.
Como é o mercado de trabalho no setor varejista?
Trabalhar em supermercado, ou no varejo em geral, é a porta de entrada de muita gente para o mercado de trabalho. Isso acontece porque muitas das funções no comércio exigem pouco ou quase nenhum conhecimento específico. Outro motivo é que quase sempre alguém tem um conhecido que já trabalha no comércio e pode indicar aquela pessoa.
Para se trabalhar em supermercado pode ser uma boa oportunidade de crescimento profissional. Apesar da desaceleração do setor, as contratações são corriqueiras. Para conquistar uma vaga, é necessário ter algumas competências, como 2º grau completo, disposição, liderança e gostar de interação com público.
Geralmente o candidato começa em uma vaga base. Por exemplo, embalador, caixa, repositor (pessoas que abastece gôndolas) e balconista. Depois, há oportunidade de crescimento para cargos do tipo encarregado de setor (responsável pela qualidade e metas do setor, seja mercearia, padaria, frios ou hortifruti), subgerentes e gerente. O salário acompanha a hierarquia do cargo. Inicialmente, a remuneração é de um salário-mínimo. Os próprios supermercadistas e/ou proprietários oferecem treinamentos para os funcionários ou terceirizam.
Como é muito diversificado e envolve muitas funções, o setor varejista não tem uma única faixa etária predominante. Nas funções de atendente, vendedor, caixa eoutros cargos de loja, a tendência é que sejam pessoas mais jovens a ocupar os cargos, com uma faixa etária de 25 a 30 anos. Já nos cargos de liderança das empresas, a idade aumenta para uma média de 30 a 40 anos. Por conta dessa faixa etária relativamente baixa, principalmente em cargos de loja, a rotatividade é alta no setor. Já nos cargos mais altos, a tendência é que seja menor.
Outros sim, saber quais são os cargos de um supermercado é uma tarefa de extrema importância para todo empreendedor. Vamos conhecer algumas?
Cargos de supermercados
- Operador de caixa
O primeiro cargo de extrema importância em um supermercado é o operador de caixa. Este profissional é responsável por realizar o checkout do consumidor. Isso significa que a cobrança dos produtos que são comprados pelo cliente será feita por este profissional.
Além disso, ele atua na validação de cupons de ofertas, concessão de descontos para os membros de programas de fidelidade, etc. Este cargo é um dos mais importantes, já que diversas vezes esse é o único profissional com o qual o cliente estabelece contato em toda sua jornada de compra. - Empacotador
Este profissional será responsável por ajudar o cliente a empacotar as suas compras durante o registro dos produtos pelo operador de caixa. Vale destacar que este profissional quase foi extinto, no entanto, ele ainda está presente em diversos supermercados, sendo considerado até mesmo um grande diferencial para o estabelecimento.
- Estoquista
Este profissional é responsável por fazer a organização do estoque, realizar o controle de saída e entrada dos produtos, monitorar o prazo de validade das mercadorias e, por fim, conferir os itens no momento da entrega. Como se percebe, é um cargo de extrema importância no supermercado, já
que realiza diversas tarefas fundamentais para uma boa dinâmica de funcionamento do estoque - Repositor
Durante o dia, enquanto os clientes vão adquirindo as mercadorias, naturalmente as prateleiras vão se tornando desorganizadas e vazias. E é para isso que existe o cargo de repositor, uma função fundamental para manter as prateleiras em ordem e os produtos nos seus devidos lugares.
O número de repositores que o supermercado terá depende do seu tamanho. Outro aspecto fundamental se refere a como os repositores serão divididos entre os setores, de forma que sempre tenha alguém atento às prateleiras para garantir que estão organizadas. Cabe a este profissional, também, verificar o prazo de vencimento dos produtos nas prateleiras e a sua devida remoção. - Açougueiro
Caso seu supermercado tenha um açougue, é preciso incluir ainda o cargo de açougueiro, além dos seus assistentes ou auxiliares. Esse profissional será responsável por realizar os cortes da carne que é
vendida no estabelecimento, além de fazer o porcionamento e colocar os produtos nas bandejas.
Além disso, o açougueiro será responsável por fazer o controle da temperatura dos freezers e geladeiras em que as carnes serão armazenadas, bem como checar o seu prazo de validade. - Confeiteiro e Padeiro
Um supermercado com padaria traz um grande destaque, especialmente quando os itens vendidos são de boa qualidade. Por conta disso, caso o seu estabelecimento tenha uma padaria, é preciso contratar confeiteiros e padeiros, além de auxiliares e assistentes. Com isso, a estrutura da padaria ficará completa de forma que possa atender a todas as demandas que envolvem esse setor.
Além de fabricar os produtos, eles são responsáveis por controlar a organização do setor e verificar o armazenamento e prazo de validade de cada item. - Auxiliar administrativo
Caso você queira que seu supermercado tenha um bom funcionamento, é fundamental que a equipe da área administrativa seja eficiente. Isso porque, é preciso realizar o controle das finanças, fazer contato com os fornecedores para cotar e comprar os produtos, entrar em contato com os parceiros, cadastrar os produtos, contratar serviços, etc. - Segurança
Outro cargo importante que o supermercado deve incluir em sua estrutura é o de segurança.
Tais profissionais são capacitados para atuar na prevenção de várias ações, evitando os furtos, abordando as pessoas com atitudes suspeitas e mantendo em segurança os consumidores que frequentam o supermercado. Vale destacar que esse tipo de função exige treinamentos específicos. Além disso, os profissionais que serão contratados precisam preencher certos requisitos legais a fim de que desempenhem as suas funções.
- Gerente
Como o último cargo, e não menos importante, tem o gerente de um supermercado. Muitas vezes essa função acaba sendo desempenhada pelo próprio dono do negócio.
De qualquer forma, este profissional será responsável por supervisionar todos os demais cargos de um supermercado e colaboradores, garantindo-se, com isso, que cada atividade seja realizada de forma eficaz e produtiva.
Com o objetivo de aumentar o faturamento com vendas, a área de varejo requisita a cada dia pessoas capacitadas para entenderem das necessidades atuais do mercado. Para tanto, surgiram novas profissões no mercado de varejo que têm enchido os olhos das organizações.
Essas profissões se baseiam em diversos conhecimentos. Há aquelas com o perfil mais técnico, envolvendo análise econômica. Existem outras profissões com aptidão para distribuição de produtos. E outra possibilidade que abrange o desenvolvimento do capital humano no setor de vendas. Podemos citar algumas:
- Diretor de Vendas e Logística
Como garantir que um produto solicitado por um cliente chegue em perfeito estado ao destino final no tempo estipulado? Essa é uma tarefa para a profissão de Diretor de Vendas e Logística. Esse profissional assume a responsabilidade de planejar, programar e controlar o fluxo do setor de vendas.
- Analista de Mídias Digitais para varejo
Hoje em dia, as vendas são feitas em redes sociais. Facebook, Twitter e Instagram são exemplos de plataformas online que permitem a interação e fechamento de negócio entre clientes e empresas. No entanto, esse processo precisa ser bem elaborado para que a estratégia de venda seja bem-sucedida.
Nesse contexto, atua a profissão de Analista de Mídias Digitais para varejo. Ele se concentra no esforço de melhorar a performance, engajamento e relacionamento com os clientes da empresa. O resultado disso é o fortalecimento do posicionamento da marca e consequentemente aumento das vendas.
Essas são algumas das profissões no mercado de varejo. Cada uma dessas áreas é altamente promissora. No entanto, para se dar bem em qualquer uma delas é necessário ter compatibilidade, ou seja, é necessário ter formação acadêmica e aptidões de acordo com as características de cada profissão. Assim, você tem mais chances de ter sucesso na área de atuação escolhida.
O que é e como funciona o organograma?
Em poucas palavras, podemos dizer que o organograma é um gráfico com objetivo principal de representar a organização e estrutura formal de uma empresa. Na prática, o organograma funciona como uma apresentação visual sobre os cargos e departamentos internos, de modo a exibir um panorama de um estabelecimento.
Os organogramas funcionam para todas as organizações, de qualquer nicho. O mesmo vale para os mercados e supermercados. Nesses casos, é importante destacar alguns aspectos para que nada seja deixado de lado. O principal e importância ponto é, antes de mais nada, incentivar sua equipe de colaboradores – quando falamos de colaboradores, falamos de todos, inclusive e, principalmente,
gestores e diretores.
Todos devem estar de acordos com suas atividades, funções e responsabilidades, de forma que, quando o organograma for feito, não haverá surpresas ou desentendimentos. Envolva todo seu estabelecimento para que tudo esteja evidente, para tanto, lembre-se de deixar o organograma físico em um lugar de
destaque para que todos possam ver.
Podemos citar alguns tipos de organograma:
- Organograma clássico para supermercado
Neste modelo, teremos um organograma de um jeito que muitas pessoas estão acostumadas: no topo dele, uma pessoa ocupa o cargo de presidente do Supermercado. Respondendo diretamente a ele está um grupo de diretores: administrativo, fiscal, de pessoal e de marketing são alguns exemplos. Dentro de tais diretorias, podemos ter gerentes, operadores de caixas, jovens aprendizes e outros funcionários, que responderão para sua liderança imediata.
- Organograma setorizado para supermercado
Bastante parecido com o exemplo acima, em um organograma setorizado de supermercado, cada setor “ganha vida”, criando uma espécie de comunidade em cada uma das classes ali dentro. Por exemplo, dentro da área administrativa poderá ter novas subdivisões, com diferentes cargos.
Enquanto isso, no setor jurídico do organograma, a hierarquização será bem mais simples, já que esta é uma área que naturalmente tem menos pessoas envolvidas em sua operação.
- Organograma de matriz de supermercado
Uma estrutura bem comum, principalmente para grandes redes de supermercado, é a de organogramas configurados a partir de matrizes. Afinal, em grandes redes, novas necessidades surgem, como a necessidade de ter uma pessoa que atue como o ponto focal da comunicação entre a matriz e filial.
Portanto, nesse tipo de organograma de um supermercado, uma maior complexidade é atingida. É como se organogramas de diferentes empresas se juntassem em um só, cada qual com suas especificidades.
Você já sabe o que é, como funciona, a importância, os modelos e os tipos de organograma. Agora, só falta saber como fazer na prática. Uma dica interessante é pesquisar melhor como cada um dos organogramas funcionam na prática, para então, incluir no seu modelo de seu supermercado.
Por fim, mas definitivamente não menos importante, lembre-se de atualizar sempre seu organograma. Isso acontece porque novos colaborados são somados ou substituídos constantemente e isso deve, sim, ser considerado. Se um funcionário saiu e outro foi contratado em seu lugar, mas com funções diferentes, isso também deve estar no seu radar.
Perspectivas para profissões no mercado de varejo pôs pandemia
O varejo esteve diante do desafio da adaptação rápida, migrando as vendas para soluções online e delivery. Repensar seus modelos de atendimento e canais é algo que já vinha acontecendo por conta da mudança do comportamento do consumidor e foi intensificado pela crise. Ainda que isso estivesse na mente dos empresários varejistas, muitos foram pegos de surpresa sem nenhuma estrutura encaminhada. O varejo teve que se reinventar, criando novas formas de vender seus produtos do dia para a noite.
Se os consumidores estão mais informados, conscientes e exigentes porque pesquisam, trocam experiências sobre os produtos e influenciam uns aos outros, os profissionais do varejo precisam estar ainda mais informados sobre o produto que comercializam, precisam dominar o setor em que atuam, conhecer a oferta dos concorrentes e saber aliar um serviço de excelência à venda de produtos.
Diante disso, os profissionais mais buscados pelos varejistas são aqueles que possuem as habilidades necessárias para oferecer esse tipo de experiência ao cliente, levando-o à fidelização.
Nos processos seletivos, são analisadas as habilidades do candidato em relação a pensamento estratégico, adaptação à mudança e criatividade para novas ideias. O profissional que tiver um bom caso de sucesso para contar de 2020 vai se destacar. É importante que ele traga para a entrevista algo novo que conseguiu implantar, que fez diferença para o negócio e trouxe resultado. Afinal, esse ano não foi fácil a ninguém.
Depois de um ano tão incomum quanto o que vivemos em 2020 diante dos desafios e do cenário de imprevisibilidade por causa da pandemia do covid-19, não haveria como o mercado de trabalho não se transformar. Com a retomada da economia, começam a surgir vagas para a área comercial, pensando em impulsionar vendas. E-commerce também está em alta. Para ambas as demandas, são mais buscadas posições de gerência e diretoria para liderar a operação e incorporar estratégia.
É preciso se atualizar o tempo todo. O profissional é como um aplicativo de celular, fica obsoleto muito rápido. Para se manter competitivo é importante ter vontade de aprender, ser curioso e criativo para a loja, que também deve oferecer um ambiente e uma estrutura para que o profissional possa se atualizar constantemente.
No fim das contas, a produtividade não tem a ver com trabalhar mais horas. A criatividade é a solução para o futuro em muitos casos.