Profissionalizar as atividades do estoque é determinante para ter sucesso nas vendas
Se você trabalha em um supermercado, com certeza sabe que a organização do estoque e também o seu gerenciamento são fundamentais para o andamento das atividades da empresa. Quando o assunto é a variedade de produtos, ou seja, algo muito comum na realidade de um supermercado, o estoque se torna ainda mais importante e desafiador; inclusive, porque não existe a possibilidade de garantir segurança financeira para a loja ou qualidade para o consumidor, sem pensar no controle de estoque.
E os motivos são simples: o bom gerenciamento do estoque mantém os produtos nas condições adequadas para garantir a conservação, o que evita prejuízos financeiros, como perda de itens por causa dos prazos de validade, ou até mesmo problemas maiores e mais burocráticos, caso um cliente se depare com algo que já venceu.
Dessa maneira, prestar atenção redobrada na gestão de estoque é crucial para o sucesso de toda a operação varejista. E, quando a gestão é bem feita, verificam-se inúmeros benefícios para os negócios, como: melhor abastecimento com redução de falta de produtos; equilíbrio de fluxo de caixa; e maior controle físico das mercadorias.
Entretanto, para garantir tais benefícios, não é fácil! Para iniciar, comece investindo em funcionários qualificados, o que significa também investir em treinamentos para os funcionários diretamente envolvidos no processo. Além disso, uma necessidade é criar automatização para a gestão de estoque, ou seja, é preciso contar com um sistema de gestão. Com ele, você terá ajuda para acompanhar as modificações no estoque e também os prazos de validade dos produtos. Ter um software ao seu lado é garantir que você será comunicado com antecedência sobre quais itens estocados têm pouca saída ou se está na hora de comprar algo novamente.
Outra prática que não pode faltar na hora de fazer a gestão de estoque é o balanço de mercadorias. Tal atividade deve ser realizada periodicamente para colaborar com um panorama da composição do estoque. Com essa ação na rotina do supermercado, inúmeros problemas futuros podem ser evitados.
Contudo, mesmo com todas as medidas acima, ainda existe algo que pode derrubar o gerenciamento de qualquer estoque: a qualidade de armazenamento. Isso quer dizer que, além de ter um controle da quantidade de produtos em estoque, precisa existir em sua equipe a preocupação de como será armazenada essa grande quantidade de produtos, tendo em vista que é necessário existir uma logística adequada para que as mercadorias sejam armazenadas conforme suas propriedades.
O supermercado, necessariamente, precisa ter um espaço físico adequado. Em linhas gerais, é sempre recomendado que o local tenha as condições adequadas para o armazenamento principalmente de alimentos, porque existem determinados tipos de produtos que necessitam de condições específicas para manter a qualidade. Um exemplo prático são os laticínios (como queijos, iogurtes, etc.), alguns tipos de embutidos e carnes que precisam ser armazenados em freezers ou câmaras frias, porque são alimentos altamente perecíveis.
Estoque e a experiência do cliente
Os profissionais do setor supermercadista com certeza sabem que fidelizar o cliente não é algo fácil e que existem diversos pontos de contato em uma compra que devem ser perfeitos para garantir uma ótima experiência para o consumidor e, consequentemente, o retorno dele à loja. E, sem sombra de dúvidas, a gestão de estoque pode colaborar com isso!
Muitas práticas, como o bom atendimento, a praticidade e facilidade na hora de adquirir os produtos e, também, a variedade de itens disponíveis na loja já são bastante percebidos como fundamentais para que o cliente seja fidelizado, e o estoque está diretamente ligado a muitos desses pontos, afinal, é apenas com um bom controle de estoque que se torna possível garantir que o cliente sempre encontre nas prateleiras os produtos que ele precisa. Isso pode impactar diretamente na sensação de satisfação do consumidor e gerar a vontade de retorno ao estabelecimento para uma próxima compra.
Vale observar também que, quando um cliente não encontra o que procura mais de uma vez, a frustração na experiência de compra é quase impossível de evitar. Com isso, ele pode optar pela concorrência em uma próxima ida ao supermercado. Novamente, fica comprovado que a disponibilidade de produtos também é um fator importante na fidelização de clientes. Por isso, torna-se imprescindível saber quais são os produtos com maior fluxo de saída nas prateleiras para que eles estejam sempre à disposição.
Para finalizar, é importante destacar que o bom gerenciamento de estoque se dá principalmente quando existe clareza, transparência e um bom fluxo de informações sobre inúmeras características do que entra, sai e é armazenado no estoque do supermercado, o que significa dizer que contar com o maior número possível de recursos que facilitem o compartilhamento de informações é sempre uma ótima ideia. Reuniões, relatórios e sistemas de gestão são realidades muito necessárias para quem pretende manter a qualidade e a funcionalidade de um grande estoque supermercadista.