Com o crescente volume de vendas pela internet, a segurança das compras passou a ser parte importante de todo o processo. Afinal, a facilidade de comprar online não pode ser acompanhada do risco de ser roubado. Por isso, os sistemas de segurança têm evoluído cada vez mais para aperfeiçoar as técnicas que protegem os dados de quem navega pelo e-commerce.
A última novidade desta questão é a biometria da voz. O termo biometria não é novidade, ele reconhece partes do seu corpo, como a impressão digital ou a fisionomia do rosto, para liberar acessos a sistemas privados ou finalizar compras em ambientes digitais. Agora, esta técnica também pode ser usada a partir da voz. Ou seja, só será possível finalizar etapas de compras se o programa usado pelo supermercado reconhecer a voz do comprador. Uma barreira a mais para assegurar a identidade do cliente.
Para ser utilizado na prática, o cliente primeiramente deverá cadastrar a voz junto de outros dados ao preencher o formulário nos canais do varejista. Assim, ao realizar as compras, a ferramenta já saberá qual o som e o timbre certos para concluir a operação. A cada nova mudança nos dados pessoais, incluindo adicionar novos cartões de crédito, a voz será necessária para concluir esta etapa e assegurar a tranquilidade da operação. É a tecnologia evoluindo para garantir transações cada vez