Seja qual for a necessidade de um supermercado, por expansão de loja, equipes sobrecarregadas ou colaboradores afastados por motivos de férias ou saúde, o ideal é que o quadro de funcionários do setor seja sempre proporcional à demanda de serviços de acordo com a estrutura de cada negócio, tanto na quantidade de trabalhadores, quanto no perfil adequado para o desempenho efetivo e produtivo de suas funções.  Em todos esses casos, entre outros, a contratação de temporários é uma solução bastante eficiente para o setor.

Mas, para isso, deve haver estratégia e um trabalho especializado de Recursos Humanos.

Com uma Gestão de RH estratégica e bem planejada, realizada por empresas do setor qualificadas em contratação de mão de obra terceirizada, é provável a garantia do retorno na contratação de temporários, com redução de custos administrativos, operacionais e trabalhistas, além de melhorar o desempenho dos serviços e o atendimento ao cliente.

Oportunidades

O colaborador temporário deve ser contratado conforme as novas leis trabalhistas e ter acesso a vários direitos de um trabalhador CLT, como salário compatível com o mercado, vale-transporte, vale-refeição, pagamento de horas extras e jornada de trabalho com 8 horas de duração. Porém, no encerramento de um contrato temporário, o seguro-desemprego e o aviso prévio são vetados, e não há multa de 40% sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o que é um incentivo fiscal bem vantajoso ao supermercadista.

Outra vantagem dessa modalidade de contratação é a desburocratização, já que o pagamento de PIS e Cofins de 9,25% sobre o salário é de responsabilidade das empresas de mão de obra terceirizada, que embute esses impostos no valor da mensalidade de gestão. Mas, segundo a Gerente de RH da rede de supermercados Enxuto, Janneti Bragancini Giacometti, ainda assim compensa contratar temporários dessa forma, porque gera a economia de 10% comparada ao regime CLT, de acordo com levantamento de estudo contábil feito pela rede Enxuto.

“Além da otimização dos processos de RH e a redução de burocracias, há um ganho no passivo trabalhista, pois qualquer ação judicial nesse contexto é dirigida à empresa de mão de obra terceirizada que oferece os trabalhadores temporários. Também há redução de custos e tempo com treinamentos e uniformes, e os colaboradores passam apenas pela aculturação da empresa, ficando aptos mais rápidos para executarem suas funções”, exemplifica Janneti. 

Um plano de contratação de temporários, bem “arquitetado” e executado, traz resultados eficientes para o supermercado e para os colaboradores. Por isso, selecionar candidatos com potencial e perfil adequado para ocupar seus cargos, mesmo que temporários, por meio de programas realizados por essas empresas especializadas, é extremamente importante. É preciso conhecer todas as formas possíveis de contratação, avaliar as necessidades do setor e desenhar uma estrutura do pessoal compatível com a demanda diagnosticada.

Como funciona na prática

Para atingir os melhores resultados, a gestão de RH deve mensurar resultados e planejar rotinas para simplificar os processos. Durante a gestão dos contratos temporários, relatórios podem ser elaborados para centralizar os dados sobre a qualidade do trabalho das equipes.

Esses documentos precisam ser feitos regularmente, considerando todas as rotinas em que os profissionais estão envolvidos. Desse modo, o RH poderá identificar facilmente problemas nas rotinas e boas práticas que possam ser replicadas.

Também é fundamental manter prazos contratuais em dia, com uma agenda atualizada e um cronograma de finalização de contratos definido de cada colaborador. Não manter profissionais além dos prazos de seus contratos, e fazer alertas ou alguma forma de lembrete, caso seja necessário estendê-los, também é recomendado.

Na possibilidade de efetivação após o fim do contrato temporário, o RH avalia a qualidade do serviço prestado por meio de relatórios com o apoio de indicadores e de soluções de gestão. Assim, é verificado se as equipes desenvolvem as suas rotinas corretamente e  identificado quais pessoas apresentam o melhor desempenho, com mais precisão, para serem efetivadas na função.

Gostou? Compatilhe em suas redes

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Whatsapp

Leia também.

Pesquise

Olá visitante, selecione o ambiente que você deseja acessar: